Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Trienal de Arquitectura de Lisboa regressa em 2019

 

Trienal de Arquitectura de Lisboa regressa em 2019

24 de abril de 2018

A 5.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa vai decorrer entre 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019 sob o título "A Poética da Razão", com cinco exposições, conferências e prémios, anunciou hoje a organização.

A programação foi apresentada pelo presidente da Trienal, José Mateus, e pelo curador-geral, Éric Lapierre, com a presença de vários mecenas e representantes das entidades parceiras que vão acolher as exposições.

Para esta edição, foi realizado um concurso internacional para a curadoria, tendo a equipa do arquitecto francês Éric Lapierre vencido o repto, num conjunto de proposta de 48 equipas - 14 delas de Portugal - de 16 países.

Na edição anterior, a Trienal de Arquitetura de Lisboa recebeu mais de 150 mil visitantes nas exposições, e teve 178 participantes de 38 países nas conferências e outras actividades, recordou José Mateus, acrescentando que o objectivo do evento dedicado à arquitectura contemporânea continua a ser "a celebração da arquitectura e o diálogo com o público".

A equipa curatorial integra ainda Sébastien Marot (França), Ambra Fabi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Fosco Lucarelli & Mariabruna Fabrizi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Laurent Esmilaire (França), Tristan Chadney (França/Reino Unido) e Vasco Pinelo de Melo (Portugal).

 

Um orçamento de 2,7 milhões de euros para 4 anos

José Mateus sublinhou a importância da realização deste fórum internacional para "promover a reflexão e divulgação da arquitectura, cruzando fronteiras disciplinares e geográficas".

"A arquitectura está alicerçada na razão e o seu objectivo é trazer luz à especificidade dessa razão", disse.

Na opinião do presidente da Trienal, "como resultado da massificação da construção – [tem-se] construído mais edifícios desde o início do século passado do que em qualquer outra altura na história - todos [têm] o direito de entender a arquitectura sem conhecimento especializado nesta área".

Questionado sobre o orçamento da próxima edição da Trienal, José Mateus indicou 950 mil euros, que reúnem apoios públicos e mecenas nacionais e estrangeiros.

Globalmente, a entidade disporá de 2,7 milhões de euros para a sua actividade ao longo de quatro anos, que inclui a realização da Trienal, e outras iniciativas entre as edições.

Sobre a programação, estão previstas cinco exposições, cada uma delas tomando uma dimensão particular do título, e que serão realizadas com entidades parceiras.

Lusa/DI