Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Rio de Janeiro Capital Mundial da Arquitectura em 2020

 

Rio de Janeiro Capital Mundial da Arquitectura em 2020

19 de janeiro de 2019

A cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, foi designada Capital Mundial da Arquitectura em 2020, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), anunciou hoje esta entidade, na sua sede, em Paris.

O anúncio daquela que será a primeira Capital Mundial da Arquitectura foi feito na presença da directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, do presidente da câmara do Rio de Janeiro, Marcello Crivella, e de Thomas Vonier, presidente da União Internacional dos Arquitectos (UIA).

Esta escolha surge na sequência de uma parceria firmada entre a UNESCO e a UIA, no sentido de designar uma capital mundial da arquitectura, que deverá acolher o congresso mundial da União dos Arquitectos, evento que decorre a cada três anos.

O objetivo é que a Capital Mundial da Arquitectura se torne, em 2020, um fórum de debates sobre os desafios globais na perspectiva da cultura, do património mundial, do urbanismo e da arquitectura.

O Rio de Janeiro irá, pois, ser palco de uma série de eventos sob o tema "Todos os mundos. Só um mundo", para promover o 11.º objectivo da Agenda Internacional 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: "Tornar as cidades e aglomerados humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis".

A UNESCO, a UIA e as instituições locais vão organizar actividades para promover projectos que envolvem arquitectos e urbanistas, assim como responsáveis políticos, instituições sociais e profissionais de outros sectores, incluindo artistas e escritores, num espaço de diálogo criativo e inovador.

Organização não-governamental com sede em Paris, a União Internacional dos Arquitectos (Union Internationale des Architectes, em francês) foi fundada em Lausana, na Suíça, em 28 de Junho de 1948, logo após o final da II Guerra Mundial, com o objectivo de unir e representar os arquitectos de todo o mundo, independentemente da nacionalidade, raça, religião ou opção arquitectónica, bem como de federar as suas organizações nacionais.

A UIA - presidida pelo norte-americano Thomas Vonier - reúne actualmente organizações profissionais de 123 países e territórios, representando mais de 3,2 milhões de arquitectos em todo o mundo.

LUSA/DI