CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

Projecto do atelier RAA desafia a arquitectura tradicional do Porto

2 de julho de 2021

Na Rua Faria Guimarães e a Travessa de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade do Porto, ergue-se o novo projecto do atelier RAA de Ricardo Azevedo Arquitecto. O arrojo vem desafiar a arquitectura tradicional da Invicta.

Num terreno com duas frentes; a principal voltada para a Rua Faria Guimarães e a secundária voltada para a Travessa de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade do Porto. Este terreno dá assim hoje vida a dois edifícios, com uma linguagem de rutura que aponta o Porto na direção do futuro.

Segundo o arquitecto, Ricardo Azevedo, "as duas frentes urbanas conferem um carácter citadino, bastante adaptável a qualquer tipologia habitacional. O pressuposto inicial passou por conferir ao terreno (composto por duas fracções) um novo e único programa com a construção de um edifício em betão aparente com as fachadas desenhadas por biombos em aço COR-TEN®”.

O arquitecto explica ainda que em função do seu posicionamento estas fachadas comunicam com cidade numa forma sempre em transformação. Abertas, entreabertas, fechadas estabelecem um diálogo dinâmico com que habita o edifício e com quem o vê.  "A arquitectura interage com quem passa e com quem vive. Provoca sensações, motiva a nossa observação (...)”.

A comunicação monocromática afirma-se pela patine do aço, pelas sombras dos recortes nos seus biombos e pelo
cruzamento com a vegetação que humaniza a fachada. “O tempo sente-se neste edifício”, reforça.

A harmonia estrategicamente pensada existente nos dois edifícios, onde cada um dos volumes se adapta totalmente à frente urbana com que convive. Entre os dois volumes vive um pátio harmonioso que promove aos habitantes um ambiente isolado do movimento citadino.

Os edifícios foram assim projectados com elementos adaptáveis, versáteis e que permitem uma constante transformação, acolhendo as diferentes necessidades do dia-a-dia, os planos verticais em aço COR-TEN® permitem que o habitante se isole da velocidade expectada da cidade ou que conviva com essa mesma velocidade.

"Este é um edifício que se integra, que segue proporções e, que ao mesmo tempo, rompe com a monotonia, seguindo o moderno, que segundo Fernando Távora: !a palavra "moderno” define toda a forma de atividade que mantém uma relação perfeita com a Vida”. Um edifício em que, em cada espaço, se vive uma relação com a luz particular, que eleva a vontade do modero, que transmite um olhar no futuro, um futuro harmonizo, calmo e tranquilo”, salienta o arquitecto Ricardo Azevedo.

Todos os apartamentos foram projectados à luz do conceito !loft” e !openspace”, com jardins suspensos que permitem a fusão entre a natureza e o urbano, complementada pelo jardim/pátio interior criado no centro do terreno – ponto de ligação entre todas as fracções, um espaço que transmite aos moradores uma tranquilidade privilegiada no centro da invicta.

Importa ainda salientar os detalhes construtivos e o mapa de acabamentos selecionado, onde se encontra o aço
COR-TEN®, material muito presente na fachada; o betão aparente, que para alem de ser um elemento presente na fachada é também o privilegiado elemento presente no teto das habitações; a madeira no piso como elemento de contraste e conforto; a pedra existente em diversos locais dos edifícios; o micro cimento; o mármore e madeiras mais nobres como pau-ferro para as áreas de cozinha, instalações sanitárias, entre outras áreas.

Ficha Técnica

Projecto RAA:
Nova Construção, Rua Faria de Guimarães, Porto, 2021
Habitação Multifamiliar
Edificação/área de implantação: 205,50 m²
Área total de construção: 1.098,15 m²

© Créditos Fotos: www.ivotavares.net