Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza 2016 no CCB

 

Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza 2016 no CCB

10 de outubro de 2017

A exposição "Neighbourhood - Where Álvaro Meets Aldo", que representou Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza 2016, vai estar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 14 de Novembro e 11 de Fevereiro de 2018.

Depois de ter sido apresentada na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016, a exposição, com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli, será apresentada no CCB em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela organização da representação oficial portuguesa.

O tema central é o trabalho de Álvaro Siza no domínio da habitação social, abarcando os seus projetos em diferentes contextos, nomeadamente no Campo di Marte, em Veneza, o Schlesisches Tor, em Berlim, o Schilderswijk West, em Haia, e o Bairro da Bouça, no Porto.

A exposição documenta igualmente o regresso do arquitecto português - que recebeu o Leão de Ouro de Veneza em 2012 - aos quatro bairros, em 2016, neles confrontando-se com fenómenos como a imigração, a ‘guetoização’, a turistificação e a gentrificação das cidades.

Maquetes, fotografias, textos e cartas integram esta exposição, dividida em três núcleos.

O projecto de loteamento de habitação social que Siza Vieira desenhou há mais de 30 anos para o Campo di Marte, cuja construção ficou incompleta, já foi alvo do lançamento do concurso para a continuação e conclusão da edificação.

Na exposição, é feita uma ligação entre os projetos para a mesma habitação social idealizados por Siza e pelo arquiteto italiano Aldo Rossi, com quem partilhava ideias comuns, nomeadamente quanto às questões da vizinhança cidadã e multicultural.

Álvaro Siza tem vindo a trabalhar estas noções, em contacto, entre outras, com a cultura arquitetónica italiana, e em particular com o legado conceptual e ideológico de Aldo Rossi, cujo ensaio “A Arquitetura da Cidade” fez 50 anos em 2016.

A 15.ª Bienal de Arquitectura de Veneza, que decorreu de 28 de maio a 27 de Novembro do ano passado, com o título "Reporting from the front", contou com curadoria do arquitecto chileno Alejandro Aravena, recém-distinguido com o Prémio Pritzker de arquitectura, que defende a importância da arquitectura no aumento da qualidade de vida das pessoas.

LUSA/DI

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Arrendamento
Renda mediana de novos contratos aumentou 10,0% e novos contratos diminuiram 10,4%
27 de junho de 2025