




Lançamento do livro “Arquitectura em Concurso”
Amanhã, dia 24 de Maio, às 19h, na Garagem Sul do CCB, é lançado o livro “Arquitectura em Concurso: Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa”, uma compilação do material apresentado na mostra Arquitectura em Concurso, patente até ao dia 29 de Maio.
Editado pela Dafne Editora, numa co-produção da Ordem dos Arquitectos Secção Reional Sul e o CCB, o livro é uma publicação de investigação que propõe uma abordagem panorâmica dos concursos de arquitectura em Portugal, coligindo a informação disponível e apresentando nova reflexão crítica.
O lançamento da publicação é antecedido por uma visita guiada do arq. Michel Toussaint à Exposição, com início às 18 horas.
Meia centena de concursos de arquitectura incontornáveis
O livro organiza-se por grandes temas através de uma selecção criteriosa de concursos que permitem uma interpretação histórica da disciplina e da profissão, bem como uma leitura das transformações do país ao longo da modernidade.
Por um lado Arquitectura em Concurso apresenta material diagramático, gráfico, fotográfico e documental de quase meia centena de concursos de arquitectura incontornáveis dos últimos 100 anos; por outro lado, convoca uma série de ensaios originais, escritos por um conjunto de autores de referência que desenvolvem uma análise crítica dos mais significativos concursos de arquitectura em Portugal.
O livro assume-se como um documento fundamental para a compreensão alargada do papel dos concursos de arquitectura na transformação da sociedade portuguesa no último século.
A publicação inclui os seguintes ensaios:
Representação
Pavilhão Portugal 1937
Texto de Ana Vaz Milheiro
Instituição
Fundação Calouste Gulbenkian
Texto de Ana Tostões
Espaço Público
Centro Cultural de Belém
Texto de Nuno Grande
Cultura
Casa da Música
Texto de Luís Tavares Pereira e Teresa Novais
Património
Museu Machado de Castro
Texto de José António Bandeirinha e Armando Rabaça
Paisagem
Museu do Côa
Texto de Pedro bandeira
Lazer
Casa de Chá da Boa-Nova
Texto de Roberto Cremascoli
Infra-estrutura
Metro do Porto
Texto de André Tavares e Ivo Poças Martins