Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Design
Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

 

Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

 

Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

 

Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

 

Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

 

Saiba como valorizar uma casa no momento da venda

18 de fevereiro de 2015

Sempre foi apaixonada pela decoração de interiores e desde muito nova que andava a mudar as coisas lá em casa. Os pais e amigos diziam-lhe constantemente: "A tua casa nunca está igual, tens sempre algo novo ou mudado de cada vez que te visitamos". Foi com esta paixão que Rita Miranda cresceu e que acabou por se dedicar profissionalmente. Tirou o curso de Decoração de Interiores e criou uma marca/empresa, a Prateado - Decoração de Interiores.

Mas o seu espírito empreendedor foi mais além e há três anos e meio decidiu alargar os seus horizontes e lançou também o Home Staging. Para quem desconhece o conceito, trata-se de fazer a decoração adequada para quem pretende vender uma casa. Torná-la atractiva e mostrar as potencialidades do espaço através da decoração de interiores.

Rita Miranda explica como surgiu este gosto pelo Home Staging: “Conheci através do BNI, uma organização de Networking à qual pertenço, uma decoradora de interiores inglesa que me apresentou o conceito. Comecei a investigar e percebi que era algo que não estava muito desenvolvido em Portugal e que poderia ser uma oportunidade de negócio a explorar visto que nesta altura, o mercado imobiliário necessita de inovação e diferenciação.

Fiz um curso de Home Staging e Redesign para poder entender o conceito e perceber como se aplicava na prática. Adorei a filosofia do negócio e entendi ser uma área de especialização dentro da Decoração de Interiores que poderia fazer a diferença no mercado imobiliário português”.

Rita Miranda assegura que o seu trabalho faz a diferença na venda de uma casa. A decoradora teve a consciência que o mercado imobiliário necessita da diferenciação relativamente à concorrência, “nós aparecemos para ajudar os nossos clientes a diferenciarem os seus imóveis de todos os outros. Quem compra um imóvel, seja para investimento seja para uso, deseja uma compra agradável e que lhe traga frutos financeiros”.

Valorização de 7% a 10% dos imóveis

O Home Staging é no fundo a preparação da casa para venda ou para arrendamento. Rita garante que o imóvel se vende/ou arrenda mais depressa e com uma valorização de 7% a 10% relativamente aos valores de mercado.

Preparar a casa para o mercado imobiliário é algo que não só ajuda os proprietários a venderem melhor como os clientes compradores a comprarem com uma melhor noção do potencial do imóvel.

“Apenas 10% dos compradores têm a capacidade de imaginar o potencial do imóvel, o que na prática significa que estaríamos a deixar 90% fora da equação”, adianta.

Rita refere que existem alguns arquitectos, designers de interiores e decoradores que fazem Home Staging contudo poucos ou quase nenhuns têm a certificação para o fazer.

“Daí que os resultados no investimento inicial serão certamente mais elevados porque acabam por aconselhar ao cliente a compra de novos materiais e produtos. Fiz a minha certificação na "Home Staging Resource" uma das melhores empresas de Home Staging nos Estados Unidos da América e sou membro da ASHSR, American Society of Home Stagers and Redesingers. Escolhi fazer uma certificação nos Estados Unidos visto que é o país onde esta especialização existe há mais anos e tem mais resultados”, salienta.

Rita assegura que o Home Staging não custa nada, pois o retorno de investimento em Home Staging é de 586% o que significa que quem investe em Home Staging nos seus imóveis recebe o valor investido e ainda tem valorização sobre isso.

Na decoração a Prateado investe na valorização do espaço, a luz e as possibilidades de cada divisão. Cria a visão do cliente comprador comum para que este se ligue emocionalmente ao imóvel conduzindo à compra/arrendamento.

“Vamos criar o potencial que 90% dos clientes não conseguem ver numa casa vazia”, conclui.