


Turismo: duplicar receitas em 10 anos
Duplicar, em dez anos, as receitas turísticas, passando dos 12,7 mil milhões de euros registados em 2016 para 26 mil milhões de euros, e aumentar o número de dormidas de 53,5 milhões em 2016 para 80 milhões são os objectivos da Estratégia Turismo 2027 (ET27).
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, explicou esta semana durante a BTL que o lançamento da ET27 estratégia decorre da necessidade de liderar nas várias áreas, de antecipar o próximo quadro comunitário e de evitar decisões erráticas.
A ET27 organiza-se em cinco eixos: valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conectividade e projectar Portugal. E tem ainda como metas reduzir o índice de sazonalidade - geradora de grande instabilidade de emprego - aumentar as habilitações dos profissionais do turismo, duplicando o nível de qualificações do ensino secundário e pós-secundário (de 30% para 60%), e assegurar que o sector gera um impacto positivo nos territórios em que a actividade turística acontece.
Nesta estratégia estão também contempladas metas ambientais, nomeadamente assegurar que mais de 90% das empresas do turismo adoptam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem acções de gestão ambiental dos resíduos.