Transportes influenciam (e muito) o preço dos imóveis
Os transportes têm impacto no preço das casas, mas são também um sector onde as políticas públicas podem intervir e atenuar a subida dos preços, considerou hoje durante o Portugal Mobi Summit o vice-presidente da Reserva Federal do Banco de Dallas.
“A política de transportes é um tema do sector imobiliário”, referiu Jonh V. Duca, em Lisboa, acrescentando que o sector público tem aqui um papel que pode desempenhar ao nível dos preços.
Professor de Economia no Oberlin College e vice-presidente da Fed de Dallas – um dos 12 bancos regionais do Sistema da Reserva Federal (Fed) – e um dos oradores convidados do seminário “Novas tendências de investimento internacional em imóveis residenciais na Europa”, Jonh V. Duca considerou ainda que, em relação ao mercado português, a criação do regime fiscal do Residente Não Habitual, a revisão da lei das rendas e os vistos ‘gold’ foram os factores que mais terão contribuído para impulsionar o mercado.
A conjugação destes três factores fez com que o preço das casas em Portugal tivesse registado nestes últimos anos uma subida mais acentuada do que a verificada na média da zona euro.
Lusa/DI