Tétris encerra trimestre com mais de 32 milhões de euros de obras em pipeline
Em 2021, a Tétris, a empresa de arquitectura e construção do grupo JLL, estabeleceu um novo volume de negócios recorde, com uma facturação de 55 milhões de euros, num crescimento de quase 10% face ao ano anterior. Ao longo do ano, a Tétris esteve envolvida em quase 130 obras das mais diversas dimensões e segmentos imobiliários, uma carteira em forte crescimento face a 2020, quando foram concretizadas 80 obras.
Este é o segundo ano em que a Tétris fatura mais de 50 milhões de euros no nosso país, gerando actualmente 57% do volume de negócios da JLL em Portugal, o qual também atingiu um novo recorde em 2021, fixando-se em torno dos 96 milhões de euros. O ano de 2022 arranca de forma muito positiva para a Tétris, que até início de março já tinha uma faturação de mais 7 milhões de euros e que estima encerrar o trimestre com uma carteira de mais de 32 milhões de euros obras em pipeline.
Para Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris, "o crescimento da empresa reflecte não só a qualidade dos nossos serviços e a crescente aquisição de novos clientes, a nossa capacidade técnica, e também o facto de estarmos integrados num grupo como a JLL. Há cada vez mais uma lógica integrada de prestação de serviços, com muitos clientes que recorrem à JLL no âmbito de soluções imobiliárias e que depois nos escolhem para executar os seus projetos e obras, quer nos escritórios, quer em retalho ou turismo. Da mesma forma, há muitos clientes que nos procuram pelo nosso track record e que escolhem a JLL para assessorar a sua estratégia imobiliária".
O crescimento na área de Hospitality foi um dos impulsionadores do resultado anual da Tétris, que dá passos largos para a liderança deste segmento de mercado, incluído na área de hotelaria e turismo de luxo. Uma das entradas para o seu portefólio em 2021 foi a nova obra do Six Senses Douro Valley, no âmbito da qual a empresa reabilitou as Villas da Vinha, componente que aumentou a oferta desta luxuosa unidade turística situada no Vale do Douro. Outra obra de referência foi a renovação das Onyria Quinta da Marinha Villas, colaborando pela segunda vez com o Grupo Onyria na Quinta da Marinha, Cascais, onde já tinha sido pela responsável pela renovação dos 198 quartos da unidade hoteleira de 5 estrelas.
No retalho, a Tétris participou em projectos para marcas de luxo como a Van cleef & Arpels, a Area e o restaurante japonês Kabuki. No setor de escritórios, em 2021, a equipa da Tétris esteve envolvida em grandes projectos como as novas instalações de empresas em Lisboa, como a nova sede da Cuatrecasas ou o projecto e obra da sede da Zurich. Além disso, trabalhou ainda ao lado de promotores e proprietários na renovação e modernização de edifícios de escritórios, incluindo o nº11 do Rua Duque de Palmela e o nº 136 da Avenida da Liberdade, todos em Lisboa.
Em relação a 2022, Carlos Cardoso antecipa um ano de novo crescimento para a empresa, destacando “as questões de adequação e integração das medidas de ESG nos portefólios imobiliários. A par do que é o nosso core business, com criação de design e execução de obra de novos escritórios, lojas e hotéis, este ano deverá registar um acréscimo de trabalho devido à implementação de medidas de sustentabilidade no parque edificado. Esta será uma prioridade para muito proprietários, especialmente na área de escritórios, e isso será um importante fator de dinamização de obras e intervenções para nós”, conclui o responsável da Tétris Portugal.