Terminal intermodal de Campanhã: Aberto concurso público
O anúncio do concurso público para a concepção do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, foi hoje publicado no Diário da República, fixando o prazo de 75 dias para a apresentação das propostas.
O procedimento, lançado pela empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP), estipula a atribuição de 12.500 euros ao “concorrente classificado em primeiro lugar”, de 10.000 euros ao segundo classificado e de 7.500 euros ao concorrente a quem venha a ser atribuído o terceiro lugar.
O terminal de transportes, previsto há mais de uma década, foi desbloqueado com o designado Acordo do Porto, assinado em Julho de 2015 entre Rui Moreira, presidente da autarquia, e o Governo de Pedro Passos Coelho.
O programa preliminar do futuro terminal intermodal de Campanhã, apresentado em dezembro numa reunião de Câmara do Porto, prevê um investimento de 6,8 milhões de euros e aponta a conclusão da obra para o primeiro trimestre de 2019.
Em Abril, a Câmara do Porto aprovou as condições da cedência, por parte da empresa IP Património, do grupo Infraestruturas de Portugal, de duas parcelas de terreno necessárias para a construção do terminal intermodal de Campanhã.
A proposta previa que a IP Património cedesse, em subconcessão, duas parcelas de terreno devolutas situadas “junto à Estação Ferroviária de Campanhã”, ao passo que a Câmara se comprometia “à realização de uma série de trabalhos em infraestruturas”.