Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Vinte campos de futebol de jardins vão nascer em Lisboa

 

Vinte campos de futebol de jardins vão nascer em Lisboa

21 de agosto de 2018

O projecto do Parque da futura Feira Popular e que inclui o Parque Verde e o Jardim dos Professores, em Lisboa, abrangem uma área de aproximadamente 20 hectares, igual a vinte campos de futebol.

Os parques localizam-se nos actuais terrenos ocupados, localizados entre o interface multimodal da Pontinha, PMO do Metropolitano de Lisboa, bairro da Padre Cruz e o Regimento de Engenharia nº 1. O projecto de arquitectura paisagista é desenvolvido pela Topiaris e a Quadrante, consultora portuguesa de engenharia e arquitectura, foi a escolhida pela Câmara Municipal de Lisboa para realizar o projecto de infraestruturas.

“A feira popular foi desde sempre um espaço icónico na cidade de Lisboa e recordado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de a visitar no passado. O novo Parque Verde projecta uma nova centralidade, com grande potencial de atracção de público, que aqui encontrarão um novo espaço verde com usos diversificados. Foi ainda contemplada a questão da optimização dos recursos de forma a tornar este projecto ambientalmente sustentável”, revela Carlos Fernandes Jorge, responsável pela área de Water Utilities do Grupo Quadrante.

A elaboração de estudos e projectos de execução das redes de abastecimento de água, rega, drenagem de águas residuais domésticas e drenagem de águas pluviais do futuro Parque Verde, será da responsabilidade da Quadrante.

A empresa explica que na rede de abastecimento de água, com origem na rede da EPAL, será fornecida água aos restaurantes, quiosques, WC´s, bebedouros, tenda de circo e rega dos espaços verdes. A extensão de tubagem tem aproximadamente 7 km, e associado ao sistema de rega foi ainda projectado um reservatório apoiado com capacidade para 500 m3. O sistema de rega utilizará água reciclada para o efeito.

A Feira Popular de Lisboa foi criada em 1943 e fechou em 2003, depois de ter estado em funcionamento na Palhavã e posteriormente em Entrecampos. No final de 2015, a CML anunciou que a Feira Popular iria mudar-se para o futuro parque verde em Carnide.