Ericeira recebe a sede da TOMRA Collection, líder global em tecnologia de ‘reverse vending’
As máquinas de ‘reverse vending’ da TOMRA automatizam a devolução e reembolso de garrafas e latas, para ajudar a tornar os sistemas de depósito e reembolso, mais eficientes e convenientes.
A TOMRA aproveitou o dia do encerramento da Conferência do Oceanos das Nações Unidas, a 1 de Julho, para inaugurar a sua sede na Ericeira. O Governo aprovou a introdução de um sistema de depósito e reembolso (SDR) para a reciclagem de recipientes de bebidas, e a respetiva Portaria é esperada para breve.
O novo escritório servirá como base para a equipa da TOMRA e como showroom para os visitantes. O showroom incentiva os visitantes a obter uma nova experiência de reciclagem, experimentando as tecnologias RVM de última geração e a integração perfeita das máquinas com serviços digitais, para aumentar a conveniência e a adopção.
A TOMRA foi fundada na Noruega em 1 de Abril de 1972, pelos irmãos Petter e Tore Planke. Depois de ver uma mercearia local lutando com a coleta manual de garrafas vazias na loja – que os consumidores devolviam para reutilização – os irmãos desenvolveram a primeira máquina de ‘reverse vending’ totalmente automatizada na garagem da família.
50 anos depois, a TOMRA possui mais de 80.000 instalações em mais de 60 mercados, com mais de 4.600 funcionários em todo o mundo. A TOMRA Collection recolhe mais de 40 mil milhões de recipientes de bebidas a cada ano. As máquinas de ‘reverse vending’, evitam 4,5 milhões de toneladas de emissões de carbono, a cada ano.
A TOMRA escolheu a Ericeira como sede em Portugal. A nova sede fica num dos locais de surf mais populares da Europa e no topo de uma colina, com vista para o oceano. Esta localização única destaca a ambição da TOMRA de manter os recipientes de bebidas usados longe dos nossos oceanos, ruas e aterros.
A Ellen MacArthur Foundation estimou que em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano, e uma maneira eficaz de reduzir a poluição do plástico nos oceanos é evitar que ele chegue ao mar em primeiro lugar. Para isso, o desafio é reduzir o lixo e aumentar as taxas de reciclagem entre os consumidores, o que pode ser alcançado por meio de esquemas de depósito com recurso a máquinas de ‘reverse vending’. A TOMRA acredita que o Clean Loop Recycling é a solução para manter os recipientes de bebidas fora do fluxo de resíduos, movendo materiais valiosos de uso único para uso múltiplo. Na Noruega – onde a TOMRA foi pioneira nas primeiras máquinas de ‘reverse vending’ totalmente automatizadas – as taxas de recolha de garrafas plásticas são de 98%.
“Com a abertura da nova sede da TOMRA, esperamos ajudar Portugal a transformar-se num país mais verde, circular e sustentável. Na TOMRA procuramos proporcionar uma ótima experiência aos consumidores, quando devolvem as garrafas plástico e latas através das nossas soluções, permitindo reciclagem em circuito limpo”, refere Tove Andersen, presidente e CEO da TOMRA.