Carmo Wood investe na autossuficiência energética
A empresa familiar nacional líder europeia em madeira tratada, exportadora para mais de 40 mercados, investiu 170 mil euros na instalação de 690 módulos de painéis fotovoltaicos nas fábricas de Pegões e Almeirim. O investimento permite a produção de energia solar em quantidade suficiente para tornar autossuficientes estas duas unidades fabris.
Desde Setembro de 2018 que as duas unidades de Pegões e Almeirim estão já a produzir a quase totalidade de energia elétrica que consomem, prevendo-se um retorno do investimento realizado logo ao final de cinco anos, proporcionando 20 anos de poupança que se cifram em 650 mil euros.
“Esta é uma medida que contribui muitíssimo para a redução da pegada ecológica da nossa actividade” — refere Jorge Milne e Carmo, Presidente da Carmo Wood. O gestor adianta que A Carmo Wood procura estar “na vanguarda da preservação do ambiente, implementando medidas conscientes e eficazes que reduzam o impacto da sua actividade e ajudem o planeta”.
Fundada em 1989, a Carmo Wood é uma empresa 100% nacional e familiar, líder de mercado na Europa e uma referência mundial no mercado das madeiras. No global, a Carmo Wood tem cerca de 350 trabalhadores directos e indirectos, com uma facturação global que ascendeu aos 70/ 80 milhões de euros no final de 2018.
O grupo integra um conjunto de mais de 10 empresas e toda a sua produção está centrada em Portugal, em quatro unidades fabris, que distribuem para os mais de 40 mercados para onde exporta. As fábricas de Pegões (15ha) e Almeirim (7ha) têm uma capacidade instalada três vezes superior à da produção actual, o que traduz, segundo Jorge Milne e Carmo, Presidente da Carmo Wood — “uma visão de futuro que permitirá, à Carmo Wood, acompanhar, sempre, às mais exigentes demandas do mercado”.