Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
40 milhões de euros para melhorar eficiência energética de edifícios da Administração Pública

 

40 milhões de euros para melhorar eficiência energética de edifícios da Administração Pública

9 de dezembro de 2021

Já foi apresentado no Ministério do Ambiente e da Acção Climática, o "1º Aviso para Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central".

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência, este aviso envolve o montante global de 40 milhões de euros. Os beneficiários são as entidades da Administração Pública Central (incluindo empresas públicas), abrangendo edifícios em todo o território continental. As candidaturas estão abertas até 30 de Março de 2022, conforme indica um comunicado do Governo.

Com este aviso, o Governo apoiará medidas que fomentem a eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Central e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo. Pretende-se que este aviso possa conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e 20% do consumo de água.

"Para melhorar o desempenho energético e ambiental dos edifícios da Administração Pública Central, as candidaturas podem integrar diferentes tipologias de intervenção: na envolvente dos edifícios (opacas e envidraçadas); nos sistemas técnicos (iluminação, climatização, isolamentos, etc.); na produção de energia com base em fontes de energia renováveis para autoconsumo; na eficiência hídrica e em ações imateriais como campanhas de sensibilização e informação", esclarece o executivo.