CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Simulador de IMI da Deco Proteste já permitiu poupar 24 milhões de euros

28 de abril de 2022

A Deco Proteste, organização de defesa do consumidor, revela que o seu simulador de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que indica o valor justo de imposto a pagar, já levou ao longo dos últimos anos à poupança de mais de 24 milhões de euros na carteira dos consumidores.

Em 2022, o preço por metro quadrado sofreu o maior aumento de sempre, passando de 615 para 640 euros. A subida tem impacto directo nos novos pedidos de avaliação do imóvel mas ainda é possível que quem não tenha pedido uma nova avaliação da sua casa nos últimos anos, e esteja a pagar mais IMI do que o suposto.

Magda Canas, Especialista em Fiscalidade da Deco Proteste explica que “caso o valor de IMI apresentado no nosso simulador seja inferior ao que o consumidor está a pagar, deve pedir a actualização dos dados do imóvel para efeitos de imposto através da entrega do modelo 1 do IMI no Portal das Finanças ou mediante um pedido directo no serviço de Finanças”.

Os contribuintes têm até 31 de Dezembro para pedirem às Finanças uma nova avaliação das suas casas, se tiverem a certeza de que estão a pagar imposto sobre imóveis (IMI) a mais. Só os pedidos que derem entrada nas Finanças antes de 31 de dezembro terão impacto no imposto a pagar em 2023.

Magda Canas salienta que “ a única forma de os consumidores saberem se devem ou não apresentar um novo pedido de avaliação é através do simulador de IMI. Se o simulador revelar que é possível poupar no IMI no futuro, podem ativar o nosso alerta. Nessa altura, serão avisados por e-mail (o que indicaram no registo) para voltar a simular”.