

Santo Amaro de Oeiras vai ter jardim com acesso directo à praia
É uma ideia antiga e não apenas em Oeiras: ter acesso directo ao rio Tejo ou à praia, sem a barreira da linha férrea ou de uma estrada marginal sempre pejada de trânsito automóvel. O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, tem a intenção de concretizar essa velha ambição: transformar a Av. Marginal, em Santo Amaro, numa praça com várias esplanadas, permitindo ligação directa entre o jardim e a praia.
"Vai ser a única ligação directa pedonal do jardim à praia em toda a linha do Estoril", afirma o autarca.
Durante as habituais visitas ao concelho esta sexta-feira, acompanhado por técnicos e vereadores da autarquia, Isaltino Morais disse que está a ser já elaborado um estudo que prevê o desnivelamento da Marginal, quer por túnel, ou viaduto.
As duas propostas serão apresentadas às Infraestruturas de Portugal, entidade que gere a Marginal.
"Já pedimos uma reunião com as Infraestruturas de Portugal para autorizar o nosso projecto ou, se acharem mais apropriado, passarem a gestão da Marginal para o Município de Oeiras", afirmou o autarca.
O estudo está a ser elaborado sob duas formas: desnivelamento inferior da Marginal, com circulação automóvel a passar a ser feita por túnel, ou através de passagem superior, em viaduto.
A marginal do Estoril que liga Lisboa a Cascais foi concluída em 1942, sob o impulso do engº Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas e Comunicações de então. A via panorâmica que serpenteia o estuário do Tejo durante quilómetros foi considerada, em 2016, por um estudo mandado realizar pela empresa de GPS Tom Tom, como o segundo entre os 25 melhores percursos europeus para os condutores desfrutarem durante a época estival.