



Requalificação da frente ribeirinha de Olhão avança
A cidade de Olhão, no Algarve, está a ficar mais bonita com a requalificação da ampla frente ribeirinha. Um passo mais nesse sentido foi a recente adjudicação, por um valor de 1,75 milhões de euros, da empreitada de requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense. Os dois espaços verdes da frente ribeirinha serão alvo de um conjunto de melhorias, que serão o culminar de uma “revolução” na frente ribeirinha, que já começou com a empreitada de requalificação da Avenida 5 de Outubro, passeios e zonas pedonais, que já se encontra concluída.
O denominador comum da intervenção – segundo a autarquia olhanense - “é a evocação da Ria, do mar e das tradições olhanenses e a preservação da memória e de espaços icónicos, criando uma zona homogénea, onde jardins, Mercados, Avenida 5 de Outubro e estabelecimentos comerciais vão formar um conjunto integrado, criando uma zona turística por excelência, bem como um espaço de usufruto para todos os olhanenses, “amigo” do ambiente e que minimiza os efeitos das alterações climáticas.
O projeto na cidade algarvia foi um dos quatro a nível nacional a ser abrangido com uma fatia do financiamento do Fundo Ambiental destinado à “Adaptação às Alterações Climáticas – Recursos Hídricos”, no valor de 1 milhão de euros.
Finda a intervenção, os dois jardins passarão a formar um conjunto coerente do ponto de vista paisagístico, e complementar, do ponto de vista dos equipamentos e funcionalidades, reforçando a ligação com a Ria.