Miranda do Douro reabilita antigo Paço Episcopal
A Câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, inaugurou esta sexta-feira a reabilitação do espaço do antigo paço episcopal convertido agora em estrutura de acolhimento e exposição da antiga Sé Catedral da cidade mirandesa.
A intervenção implicou não só a recuperação do edifício pré-existente, mas também a construção de um novo edifício. O projeto foi financiado a 85% por fundos comunitários, através do Programa Norte 2020, e a comparticipação nacional foi assumida pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Esta iniciativa integra-se na Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, que visa promover e consolidar o projecto existente a nível nacional, iniciado em 2009 através de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa; projecto este que reconhece o enorme valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das Catedrais com enorme potencial para o desenvolvimento do turismo das regiões e foco de atracção de visitantes nacionais e estrangeiros.