Investidos perto de 19 milhões € no Reabilitar para Arrendar
Até ao momento já foram investidos 18.420.590 euros, o que representa um financiamento no valor de 12.297.222 euros no âmbito do "Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível".
O programa que foi lançado em Julho de 2015, com uma dotação de 50 milhões de euros, contando com o apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, tem como objectivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após reabilitação deverão destinar-se predominantemente a fins habitacionais. Estas fracções destinam-se a arrendamento em regime de renda condicionada.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), ao Diário Imobiliário, até ao momento, foram aprovadas 77 candidaturas (a um ritmo médio de seis por mês).
Após a intervenção nos edifícios, serão colocados no mercado habitacional 331 apartamentos a rendas acessíveis e 45 espaços para lojas ou armazéns.
Quanto à localização, as candidaturas aprovadas situam-se maioritariamente em Lisboa e Porto (16 + 19). As restantes candidaturas localizam-se em: Coimbra (3), Vila Nova de Gaia (3), Viseu (2), Matosinhos (2), Barreiro (2), Cascais (2), Funchal, Portalegre, resto do país;
Relativamente ao tipo de promotor, os proprietários Particulares (55) são os principais beneficiários, seguindo-se as Empresas (11), as IPSS (9) e Fundos de Investimento Imobiliário (2);
O IHRU adianta ainda que já foram celebrados protocolos de cooperação institucional (disponibilizados no Portal da Habitação) com as seguintes entidades:
• Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário
• Associação Lisbonense de Proprietários
• Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários
• Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM)
• Santa Casa da Misericórdia do Porto
• Santa Casa da Misericórdia de Lamego
• Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
• Santa Casa da Misericórdia de Gaia