Câmara do Barreiro abriu zona requalificada do projecto Polis ao público
A Câmara Municipal do Barreiro já abriu ao público a área do Polis-Barreiro, um espaço requalificado, com 39.500 metros quadrados e um investimento global de 1,35 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
“Este novo espaço de lazer (entre a estação fluvial do Barreiro e a praia de Copacabana), que abriu ao público na semana passada e que inclui cerca de 16.500 metros quadrados de zonas verdes e arborizadas, representa uma valorização significativa daquele território, que já começa a ser frequentado por centenas de barreirenses”, disse Frederico Rosa.
“Trata-se de um projecto que arrancou no ano 2000, mas que passou por várias vicissitudes devido à falência da empresa construtora”, lembrou o autarca da maioria PS no Barreiro, sublinhando que a população não podia usufruir daquela zona nobre do concelho há cerca de 10 anos.
Segundo Frederico Rosa, no âmbito do projecto de requalificação urbana Polis, a Câmara do Barreiro, no distrito de Setúbal, vendeu um conjunto de terrenos a um grupo suíço por 9,5 milhões de euros, o que permitiu avançar com a requalificação.
O grupo suíço encabeçado pela Fonciere Azur SA (Capvest Group, sediado na Suíça) e Alain Gross, um investidor privado estrangeiro, adquiriu 26 lotes de terreno para desenvolver um projeto imobiliário - Barreiro Riverside Park - que prevê a construção de mais de 500 apartamentos numa área global de construção de 69.000 metros quadrados.
A valorização da zona ribeirinha do Barreiro já está a atrair potenciais investidores que acreditam na revitalização daquele espaço, como é o caso de Marco Pedro, que já adquiriu um espaço comercial de bebidas e refeições ligeiras.
“Foi uma decisão muito ponderada, até porque sou novo nisto, mas espero um espaço vivo cheio de pessoas a usufruírem das infraestruturas que foram agora criadas”, disse Marco Pedro.
“A proximidade do rio, a facilidade de estacionamento e a proximidade de uma zona central com muita habitação são os pontos fortes deste novo espaço da zona POLIS do Barreiro”, acrescentou.
Além de três quiosques com diversas valências, a nova zona Polis dispõe de um circuito de manutenção, ciclovia e um parque canino.
LUSA/DI