CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Porto: “Leica” promove reabilitação de luxo

1 de fevereiro de 2017

A icónica marca alemã de máquinas fotográficas apostou na reabilitação de um prédio histórico da Invicta onde já instalou a primeira loja da marca na Península Ibérica. Exemplar ímpar da arquitectura do início do século passado, o edifício serviu de morada ao mítico ‘Café Excelsior’.

Depois de ter construído uma nova fábrica em Famalicão, inaugurada em 2013, num investimento de 22,5 milhões de euros, a marca alemã decidiu não só instalar a sua primeira loja na Península Ibérica na cidade do Porto como promover a reabilitação do edifício histórico onde ela está instalada.

A construtora Garcia, Garcia que já fora responsável pela edificação da fábrica de Famalicão, está agora também a realizar a obra de reabilitação integral do edifício, cuja conclusão está prevista ainda para o primeiro semestre de 2017. O edifício situa-se no número 48-52 da Rua de Sá da Bandeira, em pleno Centro Histórico do Porto

Os pisos da loja e da galeria já estão abertos ao público desde o passado dia 1 de Dezembro, estando actualmente em renovação os pisos superiores do edifício destinados a habitações de luxo. A comercialização foi entregue à Predibisa, consultora imobiliária com mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário do norte do país.

 

Uma loja de referência e habitação de luxo na Baixa do Porto

O belíssimo edifício da baixo portuense destaca-se pela sua fachada ornamentada e interiores trabalhados, sendo composto por cave, rés-do-chão comercial, três pisos e um piso recuado na cobertura.

A Leica Store ocupa a cave, rés-do-chão e primeiro piso, integrando uma galeria de exposições, uma loja e um pequeno espaço de café a evocar o período áureo do Excelsior, local de encontro de alguns dos maiores pensadores portuenses da primeira metade do século passado. O piso 1 é ocupado pela Academia Leica, onde são desenvolvidos workshops e formações de fotografia.

Nos pisos superiores estão a ser construídos apartamentos de luxo. O projeto disponibiliza habitações de luxo com áreas de 145m2 e tipologia T3, contribuindo para voltar a povoar a Baixa do Porto de famílias.

Ao nível da arquitectura, os novos apartamentos conciliam a preservação de elementos históricos do edifício, como a fachada e os vãos, com a modernidade conferida pelo uso de soalho corrido e caixilhos negros e brancos de madeira.

“Este negócio revelou-se muito importante ao contribuir para o dinamismo do Centro do Porto, não só pelo facto da Leica ser uma flagship store, mas também pelo cuidado que os investidores tiveram na reabilitação do edifício como um todo, contrariando o cenário tradicional dos edifícios envolventes: manutenção da área comercial, mas abandono dos pisos superiores.

Este conceito associado ao aluguer de apartamentos de longa duração, tipologia T3, permitirá também a fixação de famílias na Baixa.” afirma João Leite Castro, responsável da Predibisa pelo negócio.