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Ponte 25 de Abril: obras de manutenção de 18 milhões de euros

7 de março de 2018

A Ponte 25 de abril vai ser alvo durante dois anos de trabalhos manutenção, orçados em 18 milhões de euros, anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP), que lança ainda este mês o concurso público internacional para adjudicação da obra.

A empresa refere que ”vai lançar, no decorrer deste mês, uma empreitada de trabalhos de reparação e conservação da Ponte 25 de Abril”, que liga as duas margens do Rio Tejo (Almada e Lisboa), “com um preço base de 18 milhões de euros e prazo de execução de dois anos".

Fonte da empresa explicou à Lusa que o prazo de dois anos para a realização das obras só se inicia após a adjudicação da empreitada, na sequência do concurso que será lançado no decorrer deste mês.

“Esta empreitada tem por objectivo a realização de um conjunto de trabalhos identificados no âmbito das actividades de inspecção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril, promovidas em contínuo pela IP, e executadas pelo ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e Laboratório Nacional de Engenharia Civil, respectivamente”, explica a IP.

A empresa informa que os trabalhos de manutenção realizar-se-ão durante a noite e aos fins-de-semana.

“À semelhança das intervenções de manutenção anteriores realizadas na Ponte 25 de Abril, e de modo a minimizar eventuais impactos na normal circulação rodoviária e ferroviária, os trabalhos serão executados em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período nocturno e em dias não úteis”, indica a Infraestruturas de Portugal.

As intervenções previstas, segundo a IP, incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte.

 

Trabalhos de manutenção referenciados pela Parsons, empresa projectista da ponte

 

“Genericamente, trata-se da execução de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da protecção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”, acrescenta o comunicado.

O projecto de execução de suporte a esta empreitada contempla as soluções técnicas de reparação definidas pela empresa projectista americana Parsons e pela empresa projectista portuguesa TalProjecto, cujo desenvolvimento foi acompanhado e validado ao longo das suas diversas fases pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

“A Parsons é a empresa projectista que detém os direitos de autor do projecto de construção da Ponte que data da década de 60, e que é simultaneamente a autora do projecto de instalação do caminho-de-ferro, alargamento do tabuleiro rodoviário e de beneficiação geral da Ponte 25 de Abril, concretizada na década de 90”, refere a Infraestruturas de Portugal.

A Talprojecto é uma empresa projectista portuguesa na área das estruturas metálicas.

Lusa/DI