Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

 

Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

 

Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

 

Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

 

Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

 

Outlet de Vila do Conde vai para obras de 13 milhões de euros

11 de julho de 2019

O Outlet de Vila do Conde, Porto, vai ser remodelado com obras de 13 milhões de euros. A finalidade, segundo os seus responsáveis é “melhorar a experiência de compra”, fomentar a permanência no centro comercial e diminuir a pegada ambiental”.

Em conferência de imprensa, Nuno Oliveira, director ibérico da ViaOutlets, proprietária e gestora do centro de Vila do Conde desde 2017, destacou que o investimento visa aumentar o tempo de permanência dos visitantes – foram cinco mil em 2018 – e fazer subir “o gasto médio” com compras.

A empreitada começa em Setembro, devendo estar concluída no mesmo mês de 2020. Segundo foi sublinhado, as obras decorrem “em período noturno”, para não afectarem o normal funcionamento do outlet: A intervenção pretende “transformar a passagem por Vila do Conde em ‘memórias positivas’, apostando em melhorias na zona de restauração e descanso e em elementos decorativos de inspiração marítima ou relacionados com a tradição das rendas de bilros”

“Queremos acrescentar ao edifício elementos decorativos que, no fim [da obra], darão uma interpretação completamente diferente”, explicou Nuno Oliveira.

Paredes pintadas com novas cores, iluminação renovada e de baixo consumo, mais plantas e as pequenas praças de cruzamento entre corredores transformadas em “amplas salas de estar” são algumas das mudanças previstas.

 

O arquitecto que vai remodelar o estádio do Real Madrid

A missão de “dar personalidade” ao edifício está a cargo do arquitecto Xavier Framis, do estúdio L35, gabinete de Espanha com 50 anos de experiência que acabou de vencer o concurso para remodelar o estádio do Real Madrid.

“Queremos criar uma relação com o mar com tonalidades de cores da envolvente marítima, respeitar a tradição da escola de arquitectura do Porto e reinterpretar as rendas de bilros com uma imagem contemporânea”, observou.

O “objectivo táctico” da empresa é “aumentar a duração média da visita” ao outlet, onde as pessoas passam uma média de duas horas, ao passo que nos outros centros comerciais de sucesso o fazem durante um período “nunca inferior a três horas”.

Com 28 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e 126 lojas, o outlet de Vila do Conde é “o mais visitado dos 11” que a ViaOutlets tem em nove países.

No primeiro semestre de 2019, o centro de Vila do Conde registou um crescimento de 8% nas vendas e de 3% no número de visitantes.

A par disso, referiu Nuno Oliveira, o shopping está a “conseguir aumentar o gasto médio dos visitantes em 5%”, de acordo com dados relativos ao ano vigente.

As classes A e B, que representam 15% da população nacional, representam cerca de 44 a 45% dos consumidores de Vila do Conde, acrescentou o director.

“Temos aqui um perfil interessante para consolidar a moda de topo”, frisou.

A ViaOutlets tem como “principais investidores” a Hamerson, cotada na bolsa de Londres, e a APG, uma sociedade de fundos holandesa.

Em Portugal, a ViaOutlets é também proprietária e gestora do Freeport de Alcochete que no fim do primeiro semestre deste ano registou um “crescimento de 25% no valor total de vendas”, a somar aos 16% de crescimento em 2018.

Lusa/DI