O “15 da Carris” vai ligar o Parque das Nações à Cruz Quebrada
A Câmara de Lisboa está em conversações com o município de Oeiras para estender a circulação do eléctrico 15 à Cruz Quebrada, sendo que a infraestrutura para circular já existe, anunciou hoje o presidente da autarquia da capital.
"Vamos expandir a rede de eléctrico do 15. Estamos em diálogo com a Câmara Municipal de Oeiras para podermos expandir até à Cruz Quebrada. Temos a infraestrutura feita", disse o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS).
Medina quer esta linha a funcionar "no imediato", mas admite que "depende agora" de a Carris vir a contar com o material circulante.
Dentro de Lisboa, a Câmara já tinha anunciado que o eléctrico 15 vai chegar a Santa Apolónia ainda durante este mandato, sendo que o objetivo é, numa fase posterior, fazê-lo chegar também ao Parque das Nações.
Actualmente, o 15 efectua um percurso que já chega ao concelho de Oeiras (entre a Praça da Figueira e Algés).
A Câmara de Lisboa vai "lançar o concurso para a aquisição de 30 novos eléctricos, que complementarão os atuais 15", explicou o líder do executivo municipal, acrescentando que estes não serão os veículos com aspeto mais tradicional, mas sim "elétricos novos, modernos", que irão funcionar como um "meio intermédio entre o autocarro e o comboio".
Para o presidente da autarquia, "faz todo o sentido" apostar numa "moderna rede com modernos eléctricos".
"É, aliás, isso que a generalidade das cidades modernas estão a fazer quando podem, nós é que podíamo-nos ter poupado a estarmos a recuperar uma destruição. Era muito bom que não tivéssemos destruído a rede", defendeu.
O socialista adiantou, também, que pretende fazer chegar os eléctricos da Carris (empresa que em Fevereiro de 2017 passou para a alçada municipal) a outros concelhos limítrofes, como Odivelas, Loures ou Amadora, mas esta medida ainda está em estudo.
Lusa/DI