Mota-Engil apresenta o seu novo plano estratégico: Building 26 - For a Sustainable Future
O Grupo Mota-Engil apresentou ao mercado o seu novo Plano Estratégico que tem como horizonte temporal o período 2022-2026 e identifica seis Ambições (objectivos) e cinco eixos estratégicos que serão o suporte para a concretização das ambições a alcançar até 2026.
Ao nível das Ambições, o Grupo definiu as seguintes prioridades:
1. Ter um Grupo Integrado Através de um crescimento mais expressivo dos negócios de ciclo longo como são o Ambiente, Concessões e Serviços Industriais de Engenharia, que permita uma evolução no contributo, em 2026, para o EBITDA do Grupo de 45% do negócio de Engenharia e Construção e 55% do negócio nãoconstrução.
2. Footprint Equilibrado Foco no aumento da dimensão média dos mercados (objetivo de triplicar o valor médio de faturação por mercado) com contributo equilibrado das regiões Europa, Árica e América Latina.
3. Sustentabilidade como prioridade Plano Estratégico do Grupo terá, pela primeira vez, objetivos quantitativos estabelecidos através de 5 KPI´s que permitirão medir o cumprimento de ambição com objetivos de desenvolvimento sustentável.
4. Foco na geração de Cash Elevar, até 2026, a margem EBITDA consolidada para 18%, com melhoria da sua conversão em Cash.
5. Accountability e Rentabilidade Foco na rentabilidade de modo a alcançar uma margem líquida de 3% no Resultado Líquido do Grupo.
6. Balanço Fortalecido Compromisso com uma alavancagem financeira sustentável, reduzindo o Net Debt / EBITDA para <2x.
Para concretizar os níveis de ambição do Grupo, foram definidos cinco eixos estratégicos:
1. Maior Foco na Rentabilidade do segmento de Engenharia e Construção Melhoria da margem global de E&C de 11% para 13%, através do foco no aumento da dimensão média dos mercados core de Engenharia e Construção, concentrando recursos que suportem a melhoria da eficiência e capacidade de angariar, com sucesso, projectos EPC de maior escala
2. Crescimento no Ambiente, Concessões e Serviços Industriais de Engenharia através de: 2.1.Criação de uma Unidade de Ambiente com vocação global, concentrando todo o portfólio do Grupo nesta área, com uma ambição de crescimento de 30% no período de cinco anos, elevado a margem EBITDA do negócio de 24% para 30% em 2026, numa área de negócio-chave para o futuro do Grupo; 2.2.Reforçar portfólio de concessões através de projetos greenfield e gerir ativamente estes ativos (asset management) no melhor interesse do Grupo, alicerçado numa experiência de mais de 25 anos e um track-record de mais de 12 mil milhões de euros de activos desenvolvidos, estando o foco em projetos greenfield, potenciando construção/concessão e nas regiões onde o Grupo tem uma presença forte e com múltiplas oportunidades como é o caso da América Latina, mantendo a rotação de ativos como estratégia para incrementar a geração de cash, suportada numa equipa de gestão concentrada na Mota-Engil Capital, que concentrará a gestão de activos dos negócios fora da Construção e Ambiente; 2.3.Reforço da presença no segmento dos Serviços Industriais de Engenharia, que serão um dos maiores drivers de crescimento do Grupo nos próximos anos, suportado no sólido pipeline e na ampla experiência do Grupo em África, num segmento com um perfil de contratação de longo prazo e geração de cash superior para o Grupo, sendo o objectivo proposto para 2026, o de alcançar 425 milhões de euros de faturação neste segmento (129 milhões em 2020) e margens EBITDA de 33%.
3. Programa de Eficiência ao nível do Grupo Dar continuidade ao programa de eficiência e controlo de custos de modo a concretizar uma redução representativa de 50 milhões de euros anuais em 2026 quando comparado com 2020, com incidência na melhoria da eficiência no procurement e do fundo de maneio, assim como uma otimização da intensidade de CAPEX que se pretende assegurar, apesar do crescimento em negócios de não-construção.
4. Sustentabilidade e Inovação como prioridade na agenda A introdução de indicadores que permitam medir o compromisso da organização para com cinco objetivos associados a ESG (Environment, Social and Governance), alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, num objetivo que colocará a sustentabilidade no topo da agenda do Grupo. Assim destacam-se como objetivos: 4.1 - Reduzir as emissões de GEE em 40% até 2030; 4.2 – Atingir 80% dos seus resíduos valorizados; 4.3 – Reduzir em 50% a taxa de incidência de acidentes em projetos; 4.4 – Ter 30% de mulheres em funções de manager; 4.5 – Promover, entre 2022 e 2026, o investimento de 25 milhões de euros em Inovação para evolução dos negócios atuais e criar novos modelos de negócio sustentáveis. 5. Optimização e Diversificação da Dívida O foco da estratégia financeira estará na: 5.1 – Redução da alavancagem, através da melhoria do rácio de dívida Líquida / EBITDA < 2x; 5.2 - Optimizar a maturidade 5.3 – Reduzir o custo médio da dívida.
A Mota-Engil avança ainda que para a concretização dos objectivos que permitirão elevar a dimensão do Grupo, em 2026, para patamares de facturação superiores a 3,8 mil milhões de euros, uma das melhores margens operacionais entre os peers europeus da Indústria, traduzida num reforço ambicionado de rentabilidade líquida e reforço do balanço, será relevante a implementação do novo modelo de gestão do grupo que promoverá maior eficiência, assim como o aprofundamento da cooperação entre a Mota-Engil a CCCC nos diversos eixos estratégicos a que se propõe o Grupo nos próximos cinco anos.