CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mediação imobiliária em Portugal celebra 61º aniversário com evento online

28 de junho de 2022

A  ASMIP – Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal, vai realizar no dia 30 de Junho, um webinar para celebrar o 61º aniversário da mediação imobiliária em Portugal.

Fernando Batista, presidente do IMPIC - órgão responsável pela revisão da legislação que rege o enquadramento jurídico da mediação -, é um dos oradores confirmados. A intervenção do presidente do IMPIC tem como tema os “Desafios futuros da Mediação Imobiliária”.

Entre os temas a abordar: “Binómio entre Avaliador e Mediador e análise conjuntural do momento”, cujo orador é Nuno Barroso, perito avaliador e formador; “UIF (Unidade Informação Financeira) e as suas competências”, a cargo de Pedro Morais, Inspetor da UIF, da Polícia Judiciária (PJ);  A intervenção, “Comunicação de operações suspeitas e portal de comunicações eletrónicas da UIF e do DCIAP”, é da responsabilidade de Paulo Matos - Inspetor da UIF da PJ, especialista na matéria;  A “Sustentabilidade - Tendências e impactos no sector Imobiliário”, fica a cargo de Miguel Almeida, mestre em Economia e Políticas Públicas, ISEG e a finalizar o tema, “O segredo do imobiliário é ter produto para vender: "Como focar as equipas nas angariações?", que tem como orador Pedro Pinheiro, formador, licenciado em gestão de marketing.

 O webinar poderá ser acompanhado no live da página de Facebook da ASMIP: https://www.facebook.com/asmip.pt .

A alteração da legislação da mediação imobiliária

A alteração da legislação da mediação imobiliária, cujo processo se encontra em curso, poderá ditar mudanças significativas no funcionamento da atividade. A versão final, que será conhecida em breve, poderá trazer novidades sobre a capacidade dos profissionais de mediação. “Falo de maior capacidade técnica, deontológica e, ainda, do reconhecimento perante o público, como uma mais-valia na hora de tomar uma das maiores decisões na vida das pessoas, sem correr riscos desnecessários”, alerta Francisco Bacelar, presidente da ASMIP.

Sobre o mercado imobiliário, o presidente da ASMIP destaca o facto de, embora os negócios continuarem em alta, “há um temor generalizado com os efeitos que a guerra, e sobretudo a sua duração, podem ter no futuro próximo. Depois do aumento do custo de materiais, da dificuldade de mão de obra, assistimos agora à subida dos juros. Haverá factores que podem ser controlados parcialmente pelas políticas europeias, e pelo BCE, mas se os factores de instabilidade se mantiverem, pode ser difícil de comportar”. 

Por outro lado, destaca Bacelar, “o aumento de preço  da habitação é incomportável para os consumidores da classe média, o que vai dificultar que muitos dos que até aqui ainda conseguiam comprar casa deixem de ter essa possibilidade. Pelo meio haverá menos negócio imobiliário, e a economia, muito dependente deste sector, irá ressentir-se, tal como os mediadores que serão os primeiros a sofrer se houver quebra de vendas”.