

Mata do Buçaco vai ser requalificada
A Câmara da Mealhada abriu um concurso de um milhão de euros para requalificação da Mata do Buçaco, empreitada que inclui a recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos e da Via-Sacra.
"A Mata Nacional do Buçaco está no concelho da Mealhada e é um património que devemos preservar e conservar. É um dos pilares de toda a nossa estratégia de Turismo e, portanto, é com naturalidade que a autarquia assume uma parte do custo desta obra, substituindo o Estado", refere Rui Marqueiro, presidente da câmara da Mealhada.
O autarca destaca a complexidade da empreitada, cofinanciada em 85 por cento por fundos comunitários, uma vez que a intervenção será feita sobre património histórico, respeitando as orientações da Direcção Regional de Cultura do Centro, com quem a autarquia celebrou um contrato que lhe garante a condição de "dono da obra".
As obras vão incidir sobretudo sobre o Convento de Santa Cruz e as Capelas dos Passos da Via-Sacra, que estão classificados como Imóvel de Interesse Público, desde 1943, tendo esta classificação sido alargada à Mata Nacional do Buçaco em 1996.
A Fundação Mata do Buçaco continua a aguardar a aprovação do diploma que eleva a Mata a Monumento Nacional, que ficou pronto ainda durante a passagem de João Soares pelo Ministério da Cultura e que aguarda homologação em Conselho de Ministros.
"Esta empreitada é mais um passo importante no caminho que temos vindo a fazer para sermos reconhecidos como Património Mundial da UNESCO", refere o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato.
Lusa/DI