Leroy Merlin e AKI já são uma única empresa
Desde o início deste ano que as duas empresas passaram a funcionar com uma nova estrutura organizacional única com um novo modelo de negócio que une as duas marcas.
O processo de convergência — anunciado em Junho de 2018, no mercado português — entre as empresas que representam as marcas Leroy Merlin e AKI encontra-se concluído, desde o passado dia 31 de Dezembro.
A ADEO — detentora das duas empresas nacionais, Bricodis - Distribuição de Bricolage e a BCM - Bricolage, que exploram respectivamente as duas insígnias fundiu estas duas empresas e marcas, tornando-as numa única entidade empresarial. Desta união, surge uma nova estrutura organizacional única e que irá preservar o melhor de ambas as empresas e insígnias. O intuito é criar uma verdadeira Plataforma da Casa e do Habitante, dando resposta aos desafios prioritários identificados no mercado nacional.
O processo de convergência em Portugal surge no âmbito do plano estratégico de reorganização internacional do grupo francês ADEO que teve início no segundo semestre de 2017. Esta reestruturação empresarial tem, segundo a ADEO, como ambição fazer evoluir os actuais modelos de negócio das empresas do grupo, rumo à transformação numa empresa multiformato, mais competitiva no território da melhoria da casa, capaz de satisfazer todas as necessidades e de ter a máxima utilidade para o Cliente-Habitante.
"Associados ao conceito de multiformato, irão surgir novos conceitos de loja, com diferentes dimensões e formatos, cada um com a sua promessa Cliente bem definida e com uma oferta global ajustada. Os formatos poderão variar do mais pequeno (entre 400 e 1000 m2) até ao mais conhecido, o de maior dimensão (5.500 e 7.500 m2). Até 2021, irá decorrer um plano de transformação das lojas AKI que, gradualmente, darão lugar a novas lojas sob o conceito Leroy Merlin multiformato", revela em comunicado.