Actualidade

Lançado o primeiro guia ibérico de investimento imobiliário
5 de junho de 2017
A Cushman & Wakefield e a Uria Menendez lançaram esta semana o primeiro guia ibérico de investimento imobiliário. O guia fornece informação sobre os mercados imobiliários de Portugal e Espanha, assim como as suas respectivas estruturas legais e fiscais, sendo uma ferramenta fundamental para apoiar as decisões estratégicas dos investidores.
Alguns dados fornecidos pela publicação:
- As economias Portuguesa e espanhola têm vindo a registar uma evolução acima da média europeia, impulsionadas pela combinação de um crescimento sustentado do consumo privado, do turismo e das exportações, bem como por uma correção em baixa do desemprego. Estes indicadores contribuem muito positivamente para os níveis de confiança das empresas, reforçando o desempenho dos mercados ocupacionais de retalho, escritórios e logística.
- O ambiente de baixas taxas de juro tem favorecido o interesse dos investidores, sendo cada vez mais variadas as origens e perfis de risco dos players interessados em investir no mercado imobiliário ibérico – a procura no mercado de investimento ibérico é hoje gerada não só por capital Europeu, mas também Norte-americano e Asiático.
- Sendo certo que os dois mercados se encontram em fases diferentes do ciclo, ambos oferecem excelentes oportunidades de crescimento de rendas e de valorização de capital. De acordo com o índice MSCI 2016, Espanha e Portugal encontram-se no Top 4 dos países europeus em termos de desempenho do imobiliário, registando respetivamente uma rentabilidade global de 13% e 12%.
- No que se refere ao ambiente politico, os governos de ambos os países reconhecem cada vez mais o impacto positivo do sector imobiliário na economia em geral e têm vindo a estabelecer medidas de incentivo ao sector. Todas estas medidas irão contribuir para uma maior liquidez no mercado ibérico.
Pode ter acesso ao guia AQUI