Palácio de Versalhes terá um hotel 5 ‘étoiles’ em 2018
O grupo LOV Hotel Collection ganhou o concurso aberto pela direcção do Palácio de Versalhes no início de Agosto passado (como o DI noticiou) para a transformação de três edifícios, situados na alameda da Independência Americana, na parte sudoeste do parque, num hotel de charme "de elevado padrão e de pequeno porte".
O Hotel «boutique» vai ocupar uma área de 2.800 metros quadrados do complexo e terá um restaurante de Alta Cozinha Francesa assinado pelo chef Alain Ducasse. O projecto, que está orçado em 14 milhões de euros, prevê a construção de 20 quartos decorados ao estilo requintado do século XVIII.
O Palácio de Versailles foi residência oficial da monarquia francesa entre os séculos XVII e XVIII, sendo hoje um dos principais cartões-postais de França e visitado por 7 milhões de pessoas por ano.
Os três edifícios onde ficará alojado o novo hotel 5 estrelas acolhiam os serviços do ministério das Finanças durante a monarquia mas estavam fechados desde 2008.
A opção tomada pela direcção do Palácio de Versalhes insere-se na política governamental de rentabilizar espaços públicos devolutos ou inaproveitados e para os quais o orçamento público não pode ocorrer. Outros casos estão em curso e que o Diário Imobiliário dará notícia.