O crescimento exponencial da Amazon em Espanha
A mega empresa norte-americana de comércio online não pára de abrir novos armazéns urbanos ou grandes plataformas logíticas por todo o país vizinho.
O mais recente é o armazém logístico vocacionado para expedir produtos de grandes dimensões situado em Alcalá de Henares, Madrid. A nova estrutura logística contará con mais de 100.000 m2 e criará aproximadamente 1.000 postos de trabalho, não obstante a sua profunda robotização.
Segundo a imprensa especializada de Espanha, a nova estruturaestabecerá sinergias com o mega plateforma de Illescas, localida toledana a menos de 40 quilómetros de Madrid. A Amazon abriu nesta localidade um centro de 200.000 metros quadrados em 2019 com as mais recentes tecnologias para atender a Grande Madrid (províncias de Madrid, Toledo, Guadalajara, Ávila e Segovia), centro qu a empresa prevê duplicar sua capacidade já em 2021.
O parque logístico de Alcalá de Henares irá assim juntar-se à rede de 30 lojas da Amazon m Espanha, além das gerenciadas por terceiros quase exclusivamente paraa empresa.
Em Espanha, a Amazon investiu já mais de 1.100 milhões de euros e já possui uma força de trabalho de mais de 4.800 funcionários permanentes no país.