Grupo alemão Tui vende participação em 21 unidades hoteleiras da RIU
A multinacional alemã de férias e viagens TUI vendeu a sua participação de 49% num portfólio de 21 unidades hoteleiras à família Riu, fundadora da cadeia hoteleira que sem sede nas Ilhas Baleares.
A transacção envolveu um montante de 670 milhões de euros, passando a família Ria a deter agora 100% da propriedade do portfólio. A TUI e a RIU vão no entanto manter uma estreita relação de trabalho graças à sua participação de 50/50 na RIUSA II S.A., a empresa que gere os hotéis da marca RIU.
A decisão da TUI insere-se numa mudança de gestão, liderada pelo seu CEO Fritz Joussen, que aposta em a multinacional se centrar no seu negócio principal libertando o dinheiro angariado com a venda de propriedades para ajudar a apoiar as finanças da empresa e o seu negócio principal.S TUI iré reforçar “o seu negócio principal com experiências de férias - e em particular o desenvolvimento, operação e comercialização de marcas de hotéis e de férias", disse a empresa numa declaração.
"O grupo pretende crescer principalmente com as suas marcas de hotéis internacionais TUI Blue, RIU, Robinson, TUI Magic Life e a gestão destes hotéis, mas ao fazê-lo, irá imobilizar menos capital em propriedades e bens imobiliários no futuro".
A TUI quer essencialmente tornar-se no mundo dos resorts a marca de referência: fazer crescer a marca não através da propriedade imobiliária mas através da exploração e franchising de uma marca ou marcas.