França: George Lucas compra herdade vinhateira na Provença
Com 73 anos de idade, o famoso criador da saga ‘Star Wars’ (Guerra das Estrelas), não perdeu o bom gosto, o sentido da oportunidade e a vontade de desfrutar das coisas boas da vida. Se comprar uma bela quinta na Provença é, já de si, algo de nos encher a alma, então quando ela produz vinho e azeite de altíssima qualidade, o prazer não pode ser maior.
E foi isso que fez, o criador da Guerra das Estrelas e também da saga de Indiana Jones, comprou a herdade de Château Margüi. A propriedade, com 115 hectares, 15 dos quais de vinha, mas que possui também olivais, pomares e hortas, três nascentes e um rio que a serpenteia, situa-se no sul de França, em Châteauvert, comuna francesa da região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Var. A encimar a propriedade, uma mansão elegante reabilitada do século XVIII com cerca de 2.000 m2 habitáveis, rodeada por belos jardins.
A paixão de George Lucas pela produção de vinho já não é de agora. Dizem os seus biógrafos que ela nasceu durante a sua infância na sua região natal: Modesto, na Califórnia. E de forma mais profissional há vinte anos atrás, quando criou a empresa Skywalker Vineyards ao adquirir o Skywalker Ranch. Aliás foi esta sua empresa que agora comprou a propriedade do sul de França. O antigo proprietário, que explorava a propriedade há 17 anos, não revelou o preço. A empresa de George Lucas também não o fez, mas fontes locais falam que o valor da transacção ter-se-á situado ente os 9,5 e 11,5 milhões de euros. Montante justo e não esbanjatório, sobretudo para uma personalidade mundial cuja fortuna é avaliada em mais de 5.000 milhões de dólares (4.250 milhões de euros).
A empresa vinícola de George Lucas – a Skywalker Vineyards – prevê investir 15 milhões de euros mais na modernização das caves e numa pequena residência hoteleira de charme.
Outra curiosidade desta compra é o facto do Château Margüi se situar muito próximo da propriedade adquirida em 2012 pelo então casal Angelina Jolie e Brad Pitt – o château de Miraval – também ela produtora de vinhos rosés de excelência. A propriedade chegou a ser anunciada como estando à venda, ver notícia do DI, mas, ao que se sabe, não obstante a separação, os dois astros da 7.ª Arte continuam associados na produção e vinho e azeite de Miraval.