CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Começa hoje o grande Salão Imobiliário de Madrid

25 de maio de 2022

Arranca hoje a grande salão imobiliário da capital espanhola. O dia de hoje será dedicado inteiramente aos profissionais (o SIMAPRO) com diversos eventos que se realizam entre o dia 25 e 26, como a Conferência Imobiliária e o Forum Simapro.

O SIMA para o grande público abre portas amanhã, dia 26 de Maio e prolonga-se até domingo, 29 de Maio.

Para Eloy Bohúa, Director Geral da Planner Exhibitions, entidade organizadora do certame, "os diferentes programas do SIMAPRO não visam apenas identificar os verdadeiros problemas e desafios que afectam o sector, mas também alargar o nosso ponto de vista e a forma como os enfrentamos, a fim de podermos antecipar as suas consequências. Esta capacidade de antecipação é o principal valor da SIMAPRO”.

Sobre o SIMA, que continua a ser a maior feira imobiliária do país vizinho e que se realiza no Pavilhão 8 do IFEMA, o responsável pela organização afirmou que ele “recupera em 2022 os níveis de participação e de ocupação antes do surto da pandemia”.

 

Primeira habitação, segunda e imóveis para investimento

Eloy Bohúa anunciou também que o salão apresentará uma oferta de cerca de 15.000 casas, 60% das quais serão na região de Madrid e que, segundo estudos realizados pela organização "três em cada quatro visitantes do SIMA estarão à procura de uma primeira casa, mas estamos a ver um ligeiro aumento do interesse em segundas casas e como investimento. Ainda não é possível falar de uma tendência, mas notamos uma retoma em relação aos números da edição anterior, como é o caso da primeira casa unifamiliar, que é já o interesse principal de pouco mais de 20% dos registados".

O responsável sublinhou, no entanto, que "Há uma crescente abertura ao arrendamento. De facto, quase 11% dos registados consideram esta opção como uma alternativa de habitação, quase quatro pontos a mais do que em 2021".

Os promotores, como habitualmente, serão os principais expositores na feira. Entre eles estão alguns dos promotores com maior capitalização de mercado, com uma elevada componente de sustentabilidade na sua oferta, clássicos do sector ou empresas de nova geração, generalistas ou especializados num nicho de mercado. Algumas das marcas que poderemos ver no SIMA 2022 incluem: Aedas, Neinor, Acciona, Stoneweg Living, Avantespacia, Vía Ágora, TM Grupo Inmobiliario, Alibuilding, Hábitat, Iberdrola Inmobiliaria, Level, TM Grupo Inmobiliario e Alibuilding. Também cooperativas e empresas de gestão cooperativa, tais como Concovi, Gestiono e Ibosa. Juntamente com promotores, instituições e empresas internacionais completam a espinha dorsal da edição deste ano da feira.

Momento alto do evento é a revelação dos prémios a ASPRIMA (Associação dos Promotores Imobiliários de Madrid) e Planner Exhibitions, uma referência de reconhecimento público para o mercado sobre os melhores projectos e promoções concretizadas no sector imobiliário de Espanha no último ano.