Imobiliário português à conquista de investidores brasileiros
"Mercado Imobiliário Português – Oportunidades de Negócio entre Brasil e Portugal", é o tema do encontro que vai decorrer em São Paulo, Brasil, no próximo dia 3 de Maio, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
Um dos oradores convidados do Banco Caixa Geral Brasil (Grupo Caixa Geral de Depósitos) é Hugo Santos Ferreira, secretário-geral da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, que ficará encarregue de fazer um overview sobre "O Investimento no Sector Imobiliário Português".
Hugo Santos Ferreira explica que na apresentação serão abordados os programas de captação de investimento estrangeiro, como o Golden Visa e o RNH, passando depois revista aos impressionantes e clarificadores números do investimento feito nos sectores do imobiliário e do turismo e aos motivos pelos quais Portugal é hoje um dos principais destinos de investimento do mundo, terminando com uma apresentação a cerca da principais dinâmicas do sector imobiliário nacional e que são hoje encaradas com verdadeiras janelas de oportunidade, como a reabilitação urbana, o student e o senior housing, o short renting ou alojamento local.
"Europa é sempre Europa, principalmente para um brasileiro", salienta o responsável que acrescenta que em Portugal, os brasileiros conseguem ainda encontrar qualidade de vida com um custo médio de vida bastante aceitável, segurança, estabilidade política, mais de 900 anos de história, a mesma língua e imóveis com preços (ainda) muito competitivos quando comparados com outras cidades europeias, "imóveis (ainda) com boas yields, boa expectativa de retorno e com grande potencial de valorização e acima de tudo quadros fiscais atractivos a estrangeiros, como os programas Golden Visa e Regime do Residente Não Habitual – RNH".
Santos Ferreira, lembra também que estes programas de captação de investimento estrangeiro têm sido a "cereja no topo de bolo", registe-se que até 2015 havia apenas 69 Golden Visas emitidos a cidadãos brasileiros, agora são já 385.
O secretário geral da APPII adianta ainda que muitos dos mais recentes Associados da APPII são brasileiros. "É por todas estas razões que o Consulado de Portugal em São Paulo e o Banco Caixa Brasil organizam este encontro em São Paulo".
O evento começará com a abertura do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, que se debruçará sobre o tema "Portugal, a escolha certa", seguindo-se a apresentação da APPII sobre o investimento (principalmente estrangeiro) feito em Portugal. Será ainda feita uma apresentação sobre as questões legais do investimento em Portugal, a cargo do advogado da sociedade de advogados Uría Menéndez-Proença de Carvalho, Francisco da Cunha Ferreira. A parte das conferência terminará com uma apresentação do Banco Caixa Brasil, pela sua directora Carla Silva Pinto.
Depois das conferências, segue-se uma ronda de negócios no Banco Caixa Brasil, onde a APPII irá contactar e apresentar, em reuniões B2B, o mercado imobiliário nacional a vários investidores brasileiros com interesse por Portugal.
Este encontro é organizado pelo Banco Caixa Geral Brasil e pela AICEP Portugal Global, conta com o apoio da APPII, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria em São Paulo e da Uría Menéndez-Proença de Carvalho.