Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Histórica Fábrica da Cegonheira vai dar lugar a uma escola de música e arte

 

Histórica Fábrica da Cegonheira vai dar lugar a uma escola de música e arte

 

Histórica Fábrica da Cegonheira vai dar lugar a uma escola de música e arte

 

Histórica Fábrica da Cegonheira vai dar lugar a uma escola de música e arte

9 de março de 2022

A histórica Fábrica da Cegonheira, em Vila Nova de Famalicão, vai ser reabilitada e reconvertida num novo complexo escolar para a instalação da futura Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e do Centro de Cultura Musical (CCM), Conservatório de Música e Artes.

Das ruínas da antiga Cegonheira, histórica empresa metalúrgica instalada na cidade famalicense, nasce agora este novo complexo escolar, que vai sedimentar o trabalho artístico que estas instituições de Ensino Profissional Artístico, de referência nacional e internacional, têm desenvolvido há mais de três décadas no concelho. A Gabriel Couto será a responsável de construção do projecto. 

O projecto de arquitectura tem a assinatura do atelier de arquitectura “Aurora Arquitectos”. Na sua concepção procurou-se manter a memória histórica do que foi este local e as suas origens (antiga empresa de metalomecânica Cegonheira), pretendendo-se simultaneamente, dotar os novos edifícios com instalações adequadas para a prática e o desenvolvimento das artes e da música, de forma a valorizar o lugar que a ARTAVE e CCM têm ocupado na vida cultural da cidade de Vila Nova de Famalicão e da região.

Preservar as memórias do que foi em tempos a emblemática Fábrica é um dos pontos característicos de todo este projecto, ao assegurar alguns pormenores e materiais dos anteriores edifícios. As ruas interiores existentes, enquanto eixos principais de circulação na escola, ou os espaços de repouso e de lazer dos operários da antiga fábrica, assumirão agora funções semelhantes para os estudantes desta instituição.

O novo edifício terá mais de seis dezenas de salas de aula, de diferentes tipologias, biblioteca e zonas administrativas salas de ensaio e auditórios que vão permitir intensificar e enriquecer o já valorizado ensino profissional da música em Famalicão. O edificado desenvolve-se numa zona de grande centralidade, integrando o núcleo escolar da cidade, estando inserido na Área de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Famalicão. Com quatro pisos acima do solo e um subterrâneo, o novo complexo escolar terá uma área bruta de construção de aproximadamente 9.500 m2, com 47 salas de dimensões médias com áreas que oscilam entre os 18 e os 50 m2, e 16 salas de maior dimensão com áreas entre os 60 e os 320 m2, para além de estar dotado de diversos espaços para exposições e zonas de auditórios, constituídas por um grande auditório com uma capacidade de 450 lugares, um segundo com lotação para 200 pessoas e quatro salas de ensaio que poderão ser transformadas em auditórios de 120 lugares.

Investimento de 6.5 milhões de euros

O valor total deste investimento referente construção deste novo campus de Ensino Profissional e Artístico ronda os 6.5 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal de Famalicão aprovado apoio financeiro à ARTAVE, que suportará parte do investimento e cedido o direito de superfície do prédio urbano que detinha, por um prazo de 50 anos e que constitui uma parcela do terreno destinado à obra que albergará a zona expositiva, um pequeno auditório e a incubadora das indústrias culturais e criativas.

Para José Alexandre Reis, “este é um momento de viragem para alcançar um novo patamar”, salientou o director da ARTAVE. “A nova escola terá condições para uma intervenção maior da ARTAVE na cultura em Famalicão, posicionando-se também como um centro de eventos de nível mundial, quer no domínio cultural quer no domínio educativo”.

Já para Daniel Costa, Director Comercial da Gabriel Couto, este é mais um grande desafio a ser executado num prazo muito exigente, e “a adjudicação da construção deste futuro complexo escolar à nossa empresa, é um grande motivo de orgulho, tratando-se de um projecto emblemático e simbólico, não só para a instituição ARTAVE, mas também para o próprio concelho e região. É também um sinal inequívoco da Confiança que a ARTAVE teve na Gabriel Couto, tendo em conta a sua elevada experiência e vastíssimo portfólio de obras na área da educação, com a construção de vários estabelecimentos de ensino, públicos e privados, ao longo da sua história”.

Com méritos reconhecidos no sector da construção, tanto a nível nacional como internacional, para a Gabriel Couto a adjudicação deste desafiante projecto, surge no seguimento de uma aposta muito forte do grupo no sector privado nestes últimos anos.

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026