CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Growingcircle debate importância da digitalização no sector da construção

11 de novembro de 2021

No próximo dia 17 de Novembro realiza-se o workshop GrowingCircle, um projecto promovido pelo IC – Instituto da Construção com a parceria da NTNU – Universidade de Trondheim.

Este debate surge num momento em que surge uma consciencialização de que o sector da construção tem um papel fundamental para as economias dos países, mas carece de modernização de modo a ser mais eficiente e ter menores impactos no ambiente.

Estas preocupações ou tendências têm encontrado eco em docmentos estratégicos para o sector (tanto a nível mundial, comunitário como nacional) que sistematizam duas grandes áreas de atuação, a digitalização e a sustentabilidade. Relativamente a esta última área destaca-se a estratégia para a implementação de práticas de economia circular.

Existem várias iniciativas para a implementação de inovações em cada uma destas áreas, mas são poucas as que abordam as sinergias existentes entre ambas.

O GrowingCircle - construção eficiente e sustentável através da integração da informação - é uma dessas iniciativas, focando as suas actividades na informação da construção e como através da sua digitalização se pode obter melhores resultados em termos de eficiência, sustentabilidade e práticas circulares.

Desta forma, o projecto GrowingCircle pretende sensibilizar os agentes, através de acções de formação/divulgação para o papel fundamental dos Data Templates e demonstrar o seu impacto através da aplicação em casos de estudo.

Este projecto é promovido pelo IC – Instituto da Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) em parceria com a NTNU – Universidade de Trondheim, Noruega.

O workshop é realizado em formato digital - do dia 17 de Novembro e tem como objectivo a sensibilização e formação inicial relativamente às estruturas de metadados de suporte à informação na construção, ou Data Templates conforme a norma ISO 23387.Os participantes no evento irão receber um certificado relativo ao nível “Data Templates Awareness” do projeto GrowingCircle – EEAGrants. Após a apresentação seguir-se-á um debate com vários intervenientes e partes interessadas nos processos de digitalização da construção, bem como um período para perguntas e respostas sobre o tema apresentado.

O GrowingCircle é um projecto financiado no âmbito do EEA Grants 2014/2021 - Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

Mais informações AQUI