


Fachadas de Edifícios: Autênticas obras de arte ao ar livre
O livro 'Fachadas de Edifícios', coordenado pelo reconhecido mestre em construção, Hipólito de Sousa, conta a participação do arquitecto Filipe Moreira da Silva e dos engenheiros Rui Sousa e Fernando Sousa. A nova obra da LIDEL espelha a experiência destes profissionais e a sua preocupação face à modernização das fachadas de cada edifício, identificadas pelos mesmos como 'capas protectoras' da construção.
Dividido em sete capítulos, o livro engloba no seu conteúdo a evolução histórica da principal envolvente dos edifícios – as paredes – com especial ênfase para as principais problemáticas associadas à sua modernização, nomeadamente as fissurações e as humidades.
Incluindo aspectos essenciais da temática em particular as fachadas ventiladas, materiais de revestimento, sistemas de fixação e sistemas de caixilharia, a obra aborda ainda vários conjuntos de conhecimentos e requisitos que devem ser tidos em conta por profissionais do sector, aquando da idealização e consequente construção de um edifício, bem como aspecto de economia e produtividade.
A arquitectura, assim como a engenharia, tem permitido observar autênticas obras de arte ao ar livre. São já muitos os edifícios por todo o mundo que espelham uma evolução notória de construção, directamente associada a um desenvolvimento tecnológico nunca antes imaginado.
Vitor Abrantes, professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e conselheiro da Ordem dos Engenheiros, revela que "este livro, coordenado pelo Professor Hipólito de Sousa, vai ser, sem dúvida, uma obra de referência, relativamente ao mais complexo elemento dessa envolvente – as paredes".