BNP Paribas inaugura novos escritórios em Matosinhos
O BNP Paribas Portugal já inaugurou o seu novo espaço de escritórios em Matosinhos. O URBO Business Centre será o centro da actividade do banco no norte do país.
O novo espaço tem uma capacidade total de aproximadamente 1500 postos de trabalho, acolhe agora a maioria das entidades que já se encontravam dispersas por vários edifícios, na área do Grande Porto – mais concretamente, o BNP Paribas Corporate & Institutional Banking, o BNP Paribas Factor, o BNP Paribas Personal Finance e a International Trade Partners.
Para o CEO do BNP Paribas Portugal, Fabrice Segui, “a inauguração do URBO Business Centre é o reafirmar de um compromisso. Um compromisso de longo prazo que o BNP Paribas assumiu há mais de três décadas, quando estabeleceu a sua primeira sucursal em Lisboa e deu início a um percurso que faria de Portugal uma localização estratégica para o Grupo, na Europa".
URBO Business Centre: novo pólo de centralidade
Localizado na Senhora da Hora, em Matosinhos, junto à rotunda AEP, o projecto do URBO Business Centre conjuga design e arquitectura inovadores, com valências nas vertentes tecnológicas e nas mais modernas soluções de eficiência energética, o que lhe permitiu obter a certificação Breeam Good. Nuno Ferreira Capa, arquitecto desde 1998, foi o responsável pelo projecto.
Com uma área total de construção de 25.616 m2, dispõe de uma área total de construção acima do solo de 17 672,6m² e uma área locável de 16 311,9m2. É composto por um total de oito pisos, a forma de implantação do edifício é muito próxima de um quadrado, com um pátio central encerrado e com altura livre até à cobertura do último piso. Esta grande área comum organiza a dinâmica de circulação vertical e horizontal dos diversos pisos, desde a dupla entrada a norte e a sul. A instalação neste pátio de uma clarabóia em toda a extensão, para iluminação natural dos átrios que distribuem os pisos acima do solo, reforça a dimensão e a importância deste espaço. A sua construção teve início em meados de 2017 e foi concluída no final de 2018, num investimento total superior a 38 milhões de euros.
URBO Business Centre foi promovido pela dst real estate, empresa do ramo imobiliário do dst group.