Engenharia portuguesa consegue recorde mundial na Turquia
Pela primeira vez, graças ao método utilizado pela empresa portuguesa BERD, foram construídos vãos de 90 metros com o método de betonagem in situ. O M1-90-S é único no mundo e o maior cimbre autolançável da actualidade.
Graças à engenharia e inovação portuguesa desenvolvidas pela BERD, foi alcançado um recorde mundial e abriram-se novas possibilidades na construção de tabuleiros de pontes e viadutos.
O M1, equipamento desenvolvido pela BERD, empresa portuguesa de soluções para construção de pontes, permite a execução de vãos de 90 metros através do método de betonagem in situ em apenas 14 dias. Este equipamento encontra-se a trabalhar na construção dos tabuleiros de quatro viadutos, que são parte integrante da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará Ankara a Sivas, na Turquia.
Estes quatro viadutos, com um comprimento total de 6151 m, estão a ser executados por dois equipamentos fornecidos pela BERD: o M1-90-S, utilizado para vãos de 90 metros, e o M55-S, para vãos até 55 m.
O M1-90-S é único no mundo e o maior cimbre autolançável da actualidade. Antes do M1 apenas eram executados, com este método construtivo, vãos até 75 metros. A sua utilização é particularmente indicada para a execução de pontes com grandes vãos (acima dos 70 metros). Graças ao OPS integrado os equipamentos podem ser mais leves e maiores. O M1 representa uma inovação tecnológica que permite novos limites à construção de tabuleiros de pontes e viadutos.
Segundo a empresa de engenharia portuguesa a par da rapidez de avanço do projecto e da economia de custos, ao utilizar a tecnologia desenvolvida pela BERD, esta obra na Turquia tornou-se mais sustentável e ecológico, dado que foi conseguida uma redução de betão equivalente a 35 mil camiões e mais de 20 mil toneladas de CO2.