
Empresa portuguesa na construção do novo Aeroporto Internacional no Gana
O projecto do Novo Terminal Internacional do Aeroporto de Tamale, no Gana, está a ser desenvolvido pela Quadrante UK, representando um investimento de 70 milhões de dólares, cerca de 64 milhões de euros. O contrato foi ganho pela empresa britânica, estabelecida naquele país desde 2017 e que pertence ao grupo de engenharia e consultoria português Quadrante.
O contrato foi ganho pela representante da empresa no Reino Unido, que está estabelecida naquele país desde 2017.
O Aeroporto, situado nesta cidade do norte do Gana, irá ser sujeito a obras para a realização do Novo Terminal Internacional de Passageiros e do Edifício Multiusos Hajj, dedicado aos peregrinos que rumam anualmente a Meca entre o oitavo e o décimo terceiro dia do último mês do calendário islâmico.
Este projecto prevê a construção de todas as infraestruturas adjacentes ao aeroporto, como vias de acesso, parques de estacionamento, estações de tratamento de água e ampliação de uma subestação existente. A Quadrante é responsável pelo masterplan e todas as fases de projecto de arquitectura e engenharia, em parceria.
De acordo com Nuno Costa, CEO e responsável pela Área de Aeroportos do grupo Quadrante, “o contínuo crescimento do tráfego aéreo, num ritmo mais elevado do que o crescimento da capacidade dos aeroportos, tem colocado enormes desafios aos gestores destas infraestruturas. Para responder a esta necessidade, na Quadrante procuramos colocar a eficiência, sustentabilidade, experiência do passageiro e tecnologia no centro de cada projecto. Cada aeroporto é um novo desafio, com características e especificidades próprias que têm de ser tidas em conta no desenvolvimento do projecto. Esta abordagem personalizada permite-nos o desenvolvimento de projectos em diversos aeroportos um pouco por todo o mundo”.
O Novo Terminal Internacional foi concebido para um peak hour de 400 passageiros e apresenta uma área de cerca de 5000 m2, respondendo assim ao aumento do número de voos domésticos e à necessidade da realização de voos internacionais.
De recordar que a Quadrante Engenharia e Consultoria, foi fundada em 1998, pelos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa.