DoveVivo adquire Altido e cria a maior empresa de gestão residencial na Europa
A Altido, uma das mais importantes organizações na Europa (com ADN português) especializada em alojamento local no sector da hotelaria, pela DoveVivo, a maior empresa europeia de co-living. Esta operação resultará na maior empresa de gestão residencial da Europa, com 12 mil camas e mais de 2500 propriedades em 40 cidades, em seis países, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Escócia e Portugal, que é considerado mercado estratégico.
"O anúncio de hoje culmina o trabalho árduo de muitos meses e um próximo passo importante na missão da ALTIDO de se tornar na empresa líder de alojamento local na Europa. Foi um prazer trabalhar com a equipe DoveVivo neste projecto e com sua experiência, suporte e investimento, estamos confiantes de que veremos um forte crescimento em 2022 e nos próximos anos. Nasce assim a maior plataforma de gestão a operar no mercado residencial na Europa, com a combinação das nossas experiências e know-how podemos oferecer uma solução de gestão única e 360º aos nossos proprietários e investidores institucionais, apostando assim num novo conceito de living. Estou muito orgulhoso que a empresa tenha um forte ADN português, sendo Portugal um mercado estratégico para nós, no qual vamos continuar a expandir operações e mercados, com forte crescimento e investimento. O nosso objectivo é continuar a consolidação do mercado português, através da nossa estratégia de M&A, onde pretendemos duplicar o número de unidades que temos actualmente até ao final do ano", refere o CIO da ALTIDO, Gonçalo Ribeiro.
O principal accionista da DoveVivo continua sendo a DV Holding SpA, empresa fundada por Valerio Fonseca e William Maggio juntamente com o accionista minoritário Tamburi Investment Partners SpA. A transacção segue a recente entrada do fundo estadunidense Starwood Capital Group no capital da DoveVivo, juntando-se à Tikehau Capital, que ingressou no grupo em 2019.
DoveVivo possui um portfólio de cerca de 10 mil quartos na Itália, Espanha e França e uma década de experiência no mundo do coliving de médio e longo prazo, principalmente destinado a estudantes e jovens trabalhadores.
A Altido, nascida em 2019 da fusão de quatro empresas de gestão de propriedades de Portugal, Itália, Inglaterra e Escócia, tem hoje mais de 1.000 propriedades geridas e 700 camas em hotéis pop-up em mais de 20 cidades.
Conforme mencionado recentemente no anúncio do investimento das afiliadas controladas da Starwood Capital na DoveVivo, a transacção favorecerá as oportunidades de expansão geográfica e de negócios do Grupo e, em particular, permitirá:
- promover a evolução de co-living para living, ampliando o público-alvo de jovens estudantes e trabalhadores a famílias, profissionais e empresas;
- integrar na oferta soluções habitacionais de médio/longo prazo tradicionais ou partilhadas com uma oferta tipicamente de curto prazo, tanto em negócios como em lazer;
- entrar em novos mercados como Portugal, Inglaterra e Escócia;
- fortalecer ainda mais a imagem de parceiro de confiança para proprietários privados e institucionais, bem como para investidores que procuram um gestor completo graças a uma ampla gama de produtos e serviços, desde a gestão de imóveis individuais até o clássico rent-to-rent de prédios inteiros.
A equipa de gestão da Altido, accionista do grupo, é composta por William Parry - CEO, Davide Ravalli - Head of Sales and M&A, Michael Allen - Business Development, Thomas Archer - MD Portugal, Gonçalo Ribeiro – CIO.
Valerio Fonseca e Giulio Limongelli integram o conselho como directores da ALTIDO e Anna Casiraghi na função de Presidente.
Valerio Fonseca, fundador e CEO da DoveVivo, admite que se sentem "muito orgulhosos desta operação estratégica onde ambas as equipas, DoveVivo e Altido, acreditaram e trabalharam arduamente em 2021. A combinação de fortes experiências e know-how muito complementares na área habitacional nos permitirá ser o player de referência para apoiar a gestão do produto residencial e os enormes investimentos previstos neste sector"
A DoveVivo foi aconselhada na transacção pela Lazard na função de Financial Advisor, pela Linklaters na função de Legal Advisor, Wepartner na função de Strategic Advisor; Alberto Picariello na função de Tax Advisor e Gattai, Minoli, Partners como Assessora Jurídica.
A Altido foi aconselhada na transacção pela PwC como consultora de Finanças Corporativas, AES & CRCCDLEX como Consultora Jurídica e James Cowper Kreston & Brera Tax Advisors como Consultor Fiscal.
Alguns números da operação:
- 350 funcionários
- 2.500 propriedades
- 12.000 leitos distribuídos em 40 cidades de seis países
- 400.000 metros quadrados administrados
- 1,4 mil milhões de euros em activos sob gestão