Digitalização, internacionalização, inovação e sustentabilidade na construção. Que futuro?
O Congresso em formato híbrido e internacional da Construção Metálica e Mista junta personalidades e empresas portuguesas e internacionais para debater a actualidade do sector e conta ainda com uma feira digital, três salas de sessões de apresentação técnicas, agenda de reuniões bilaterais entre as empresas portuguesas e francesas, entrega de prémios e workshop na área da sustentabilidade.
O 13º Congresso anual da indústria de construção metálica e mista, sector responsável pela construção de Pontes, Estádios, Museus, Aeroportos e Grandes Edifícios de Escritórios, reúne empresas de siderurgia e fabricação de aço e ferro, ligas, laminagem e perfilagem, revestimento de metais e fabricação de outros produtos metálicos, promove este ano um dos maiores eventos híbridos do sector nos dias 25 e 26 de Novembro, que ocorre em ambiente digital e presencial, nacional e internacional, destacando França como país convidado.
Nesta edição destaque para os prémios Portugal Steel Design Awards 2021, uma iniciativa que visa dar visibilidade e encorajar o uso criativo do aço na arquitectura e construção a nível nacional. O concurso destina-se a projectos ou construções realizadas por empresas associadas da CMM, sendo elegíveis projectos de novos edifícios ou pontes, bem como, projetos de renovação (recuperações, expansões ou reabilitações). Os prémios estão abertos a obras de estrutura metálica, projetadas ou construídas por empresas nacionais.
E ainda os European Steel Design Awards 2021, organizado pelo ECCS European Convention for Constructional Steelwork (a cada dois anos) e visam destacar o uso criativo e excelente do aço em arquitetura. Os prémios são dedicados aos donos de obra, aos arquitetos, aos engenheiros, aos empreiteiros gerais e às Metalomecânicas.
Já o Prémio Professor Eduardo de Arantes e Oliveira, visa homenagear os melhores artigos da conferência e, ao mesmo tempo, as conquistas do Professor Eduardo de Arantes e Oliveira, formado em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa, trabalhou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e em 1969 foi nomeado professor catedrático de Resistência de Materiais do IST-UTL. Foi, ainda, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia em 1987 e é um dos cientistas e líderes mais proeminentes envolvidos na Engenharia Civil de Portugal e uma inspiração para o sector.
Em ambos os dias, entre as 14h30 e as 18h, haverá sucessivas sessões técnicas paralelas, uma agenda de reuniões bilaterais entre empresas portuguesas, assim como a possibilidade de navegar na feira digital, interagindo com os participantes. Este ano os expositores da feira terão um espaço próprio virtual que lhes permitirá receber os visitantes da feira nos seus stands virtuais e realizar diálogos e reuniões virtuais.
O XIII Congresso de Construção Metálica e Mista da CMM, foi este ano organizado pela Green Media – Agência de Imagem e Comunicação, tem como parceiros oficiais a AICEP, a AICEM, a ECCS e a CCILF e conta como media partners o Jornal Construir, as Revistas AntreProjectos e Steel Construction, a Magazine Imobiliário e o Diário Imobiliário.
Saiba mais AQUI