CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de obras públicas aumentam 83,4%

28 de abril de 2017

O valor dos concursos de obras públicas promovidos até Março aumentou 83,4% e o dos contratos celebrados subiu 105,3%, em termos homólogos, evidenciando uma “franca recuperação” do mercado alavancada pelo Portugal 2020, divulgou hoje Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP.

“Após um período de significativa contracção do mercado das obras públicas, os dados disponibilizados através do portal Base evidenciam uma franca recuperação na actividade deste mercado”, refere a federação na sua análise de conjuntura de Abril.

Segundo a federação, a dinamizar o mercado estão as obras em edifícios públicos, principalmente em escolas, que assumiram uma “importância significativa” ao longo do primeiro trimestre (cerca de 40% do valor total posto a concurso e 39% do valor total dos contratos celebrados até Março).

De acordo com a FEPICOP, a alavancar esta expansão dos mercados públicos estão os fundos comunitários provenientes do Portugal 2020.

 

Crescimento do licenciamento habitacional

Destacando a contribuição da “esperada recuperação do investimento em construção” para as previsões de crescimento económico e de recuperação do investimento constantes do Programa de Estabilidade, a federação aponta o “acentuado crescimento do licenciamento habitacional” registado nos dois primeiros meses de 2017, com o número de novos fogos habitacionais licenciados a crescer 50% em termos homólogos.

“Tanto o investimento público como o investimento privado em construção mostraram evoluções muito positivas nos meses iniciais de 2017, nomeadamente no que concerne a trabalhos relacionados com edifícios, o que permite antecipar um bom desempenho do sector ao longo de todo o ano”, conclui.