CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Concurso público para hotel do CCB lançado até ao Verão

16 de março de 2018

O concurso público internacional para a construção de um hotel e uma zona comercial e concluir o projecto original do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, deverá ser lançado até ao início do Verão, segundo o presidente desta entidade.

A propósito dos 25 anos do Centro Cultural de Belém (CCB), Elísio Summavielle, nomeado há dois anos para o cargo, disse à Lusa ter assumido a conclusão dos módulos 04 e 05 do equipamento, como uma das suas prioridades e grandes ambições até ao final do mandato.

A concessão para um hotel e espaço comercial é um objectivo relacionado com a conclusão do projecto original, mas também está directamente ligada à "necessidade de a Fundação CCB obter cada vez mais recursos próprios".

O CCB foi inaugurado a 21 de Março de 1993, depois de ter acolhido, um ano antes, a Presidência Portuguesa da União Europeia, e, nestes 25 anos, foi palco de milhares de eventos culturais e de outras áreas, pois também acolhe congressos e encontros de entidades públicas e privadas.

"Juntando essa necessidade de concluir o projeto, e dar a coerência total ao equipamento, e também a necessidade de a Fundação CCB ter cada vez mais recursos próprios que possam garantir uma programação mais ambiciosa, e de sustentação da casa, deu-se prioridade" ao seu prosseguimento disse o gestor.

Ao longo dos últimos anos, "concluiu-se o processo da legalização dos terrenos, e, neste momento, há apenas uns ajustamentos a fazer nas medições, e também a preparação do concurso público internacional que possa dar a oportunidade aos diversos promotores de assumirem a conclusão do projecto", indicou o presidente do CCB.

A opção tomada é a de um modelo de concessão, construção e exploração do equipamento hoteleiro e da galeria comercial, funcionando num modelo de direito de superfície dos terrenos, durante 75 anos.

"Não só é importante para a sustentabilidade futura do CCB, mas também para a cidade de Lisboa, que tem o seu centro histórico já muito concentrado com o turismo, e é necessário que também cresça para ocidente", sublinhou o responsável, enfantizando a necessidade de "criar um polo importante junto do CCB" que traga "alguma movida" àquela zona.

Esta "ambição virtuosa", como lhe chamou Elísio Summavielle, terá o concurso internacional lançado “entre o final da Primavera e início do Verão deste ano, e o início da construção em 2019”.

Quanto à duração da obra nunca deverá ser menos de um ano e meio, de acordo com a estimativa do presidente do CCB, que indicou existirem já, pelo menos, quatro ou cinco interessados, nacionais e estrangeiros.

"A construção do hotel dará ao CCB um rendimento mais simpático que nos irá permitir ter uma ambição maior na programação, a tal internacionalização que um equipamento de excelência destes deve fazer, e colocar Lisboa no mapa das grandes atracções performativas da Europa", sustentou.

Lusa/DI