Como proteger a casa do calor e reduzir custos energéticos
Quer na construção nova, quer na reabilitação de edifícios, um dos aspectos mais estratégicos passa pela utilização de materiais e produtos que permitam optimizar e minimizar o consumo de energia.
Os especialistas da Giménez Ganga, empresa de origem espanhola especializada em sistemas de protecção térmica e solar para edifícios, destacam que o recurso a persianas e gavetas isolantes, juntamente com cortinas técnicas reduz o consumo energético.
Atualmente, os fabricantes de produtos e soluções para protecção térmica, solar e decoração estão a tornar-se um dos principais intervenientes no planeamento do presente e do futuro das construções. A inovação neste sector é fundamental para continuar a desenvolver soluções tecnológicas que permitam aumentar a eficiência energética e atingir níveis mais elevados de sustentabilidade ambiental, no sector dos edifícios. Agora, as equipas de I&D estão a reforçar o seu foco no desenvolvimento de soluções de isolamento térmico e acústico.
Do ponto de vista térmico, as janelas são o ponto mais sensível em qualquer tipo de edifício. É pelas janelas que é mais fácil o frio entrar no Inverno e o calor, no Verão. Consequentemente, são os elementos por onde se desperdiça mais energia. Empresas pioneiras no sector, como a Saxun, disponibilizam uma gama completa de laminas de perfil de alumínio, alumínio extrudido e lâminas de PVC com óptimo desempenho estético e mecânico, bem como uma grande variedade de gavetas, que podem atenuar este fluxo térmico e assegurar melhor proteção solar.
Estas soluções podem ser complementadas com uma gama de gavetas isolantes, disponíveis em diferentes tamanhos e configurações. As diversas camadas de isolamento que se ocultam nos perfis das gavetas asseguram condições térmicas e acústicas óptimas, em casa. A utilização de poliestirenos inovadores e revestidos com partículas de grafite permite atingir níveis elevados de bloqueio térmico.
A equipa do Gabinete Técnico da Saxun desenvolveu uma gaveta com capacidade para dar resposta às mais elevadas exigências de isolamento e estanquicidade do ar, que consegue eliminar todas as pontes térmicas entre o interior e o exterior do edifício. Trata-se do modelo de gaveta Eurostand, com 200 mm, compatível com projectos construtivos Passivhaus, que contribui para níveis superiores de eficiência energética, poupança económica, conforto térmico e acústico.
Sistemas inteligentes e elegantes
A nível decorativo, existem outros aliados para contribuir para a economia do consumo de energia, a partir do interior do edifício. Neste caso, destacam-se as cortinas técnicas que se tornaram uma referência, em comparação com as cortinas tradicionais, por constituírem uma evolução estética e tecnológica para a proteção solar, no interior da casa.
Este amplo catálogo de opções integra persianas, venezianas de alumínio ou madeira, estores de rolo, estores verticais e painéis deslizantes, plissados, pregueados, pacchettos e fantasia, que são opções decorativas modernas e muito mais eficientes. Estas e outras soluções, quase infinitas, de proteção solar aplicadas ao exterior - toldos verticais, wind screens, pérgulas bioclimáticas, ou outros toldos e pérgulas de lona esticada - são os maiores aliados da poupança energética da casa e, para além disso, valorizam os edifícios com um toque indelével de elegância e distinção.