Coimbra: Hospitais da Universidade com Silo-auto de 1.200 lugares
Um silo-auto com 1.200 lugares no polo Hospitais da Universidade de Coimbra é um dos resultados de uma parceria hoje anunciada entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).
A este silo-auto de quatro pisos - que terá acesso aos Hospitais da Universidade através de uma ponte pedonal com tapete rolante e que deverá estar construído até 30 de Dezembro de 2018, numa área de 6.500 metros quadrados - acresce a requalificação dos actuais parques e a criação de outros, que tornarão possível o estacionamento a 1.240 viaturas.
O polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) ficará assim servido com um total de 2.440 lugares.
A parceria CHUC-SUCH, que implica um investimento de 20 milhões de euros sem recurso ao Orçamento do Estado, tornará ainda possível uma requalificação dos espaços envolventes aos HUC, assim como a requalificação global do campus do polo Hospital Geral (Hospital dos Covões) e a criação nesta estrutura hospitalar de seis parques de estacionamento com um total de 580 lugares.
O entendimento entre as partes prevê um modelo de gestão com partilha de receita entre SUCH e CHUC, e uma solução integrada com um único sistema de controlo global, um único cartão para todos os parques e ainda um conceito de utilizador único no CHUC.
Na apresentação do projeto, que decorreu hoje no polo Hospitais da Universidade de Coimbra, o presidente do Conselho de Administração do SUCH, Paulo Sousa, destacou que este será um projeto com partilha de receita entre o CHUC e o SUCH (para operação e amortização do investimento).