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Casa: Um em cada quatro portugueses subscreve serviços de “streaming”

7 de outubro de 2021

Um em cada quatro cidadãos com mais de 15 anos e residente em Portugal Continental já subscreve serviços de streaming. As plataformas com maior número de assinantes portugueses são a Netflix, a Disney+ e a HBO.

Estas as principais conclusões da primeira edição do novo estudo BStream, da Marktest, que avalia a notoriedade e consumo de serviços SVoD a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações. O estudo engloba a análise aos serviços de SVoD Apple TV, Disney +, HBO, MEO Filmes e Series, Netflix, NOS Play, OPTO SIC, Prime Video, mais os operadores de telecomunicações MEO, NOS, Nowo, Vodafone.

Os dados desta primeira vaga do BStream revelam que a maior fatia de aderentes a serviços de streaming é das classes A/B (45%), diminuindo essa repartição da adesão por classes sociais até aos 6% de aderentes da classe D.

A análise sociodemográfica à utilização das várias plataformas de streaming permite ainda concluir que a Prime Video é destacadamente mais masculina que as restantes: apresenta um índice de 64% de homens, para uma média de 50% de homens, nas restantes plataformas – revela o estudo da Marktest..

 

Classe A/B prefere a Apple TV

No que respeita às faixas etárias, o estudo identifica por exemplo a maior maturidade comparativa da MEO Filmes e Séries, com 24% dos seus utilizadores entre os 45 e os 54 anos, para uma média nas restantes plataformas, de 16%. No escalão seguinte – entre os 55 e os 64 anos – verifica-se uma média de 17% dos seus utilizadores, contra uma média de 7% nesse mesmo escalão nas restantes plataformas.

A Apple TV  - revela o interessante estudo - é a plataforma com maior concentração de utilização na classe A/B, onde concentra praticamente metade do seu universo de utilizadores. No polo oposto encontra-se a MEO FS que tem 42% dos seus utilizadores na classe C2 e apenas 17% na classe A/B. No que se refere à análise à subscrição de serviços de streaming por operador de telecomunicações, constata-se que os lares subscritores de pacotes Nowo são os que menos aderem à subscrição de streaming (18%). No pólo oposto encontra-se a Vodafone, com 32% de aderentes a plataformas de streaming entre os seus clientes.