Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Cariocas estão a eleger Portugal como segunda casa

 

Cariocas estão a eleger Portugal como segunda casa

27 de agosto de 2016

'Por que tantos cariocas estão elegendo Portugal como segunda casa', este é o título do prestigiado jornal brasileiro O Globo, para explicar as razões por que muitos brasileiros se renderam aos encantos do nosso país e por cá ficaram a viver. 

Clima agradável, qualidade de vida e facilidade da língua, são os principais ingredientes para a escolha de Portugal como segunda casa. A artista plástica Vitória Frate e o actor Pedro Neschling, chegaram por acaso e depressa ficaram. Revelam que "o amor foi imediato".

Além das razões já apontadas anteriormente, também o embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva revela no artigo que em termos práticos, mudanças na legislação portuguesa são outros atrativos consideráveis. Para tentar sair da crise que assolou o país nos últimos anos, o governo lusitano criou uma série de incentivos, como benefícios fiscais e concessão de visto de residência para investimentos acima de 500 mil euros, o chamado Golden Visa. Embora sejam considerados hoje os melhores clientes das agências imobiliárias lisboetas focadas no mercado de luxo, os brasileiros representam apenas 4% dos pedidos de Golden Visa — os chineses são a grande maioria (83%).

"Os números não correspondem à avalanche de brasileiros comprando imóveis porque muitos já têm, por parte do avô ou da avó, cidadania portuguesa", explica o embaixador ao O Globo.

"Para o diplomata, a ascensão do turismo no país e a queda no valor dos imóveis, em consequência da crise económica, foram determinantes para o boom: Quando começaram a redescobrir Portugal, inicialmente como turistas, os brasileiros passaram a enxergar Lisboa como uma possibilidade de segunda casa, como aconteceu com Miami tempos atrás — analisa Mario Vilalva", escreve a jornalista Joana Dale.

Segundo o o jornal, Aguinaldo Silva, Glória Perez, Cláudia Abreu, Fernanda Torres e Paolla Oliveira, são alguns dos nomes conhecidos, que integram a cada vez mais extensa lista de proprietários na capital portuguesa.

"Garagem, prédio com porteiro 24 horas, quarto de empregada e, se possível, vista panorâmica para o Rio Tejo. Alguns brasileiros que chegam a Lisboa querem viver com as mordomias típicas do Brasil. Lista de exigências é para quem pode. Números da Athena Advisers, empresa especializada em negócios imobiliários na Europa que acabou de abrir escritório no Rio, mostram que os brasileiros desembolsaram mais de 20 milhões de euros adquirindo imóveis no Velho Continente em 2015. A expectativa é que o valor seja a dobrar este ano", lê-se no artigo.

O melhor mesmo será ler o artigo na íntegra AQUI