Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

 

Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

 

Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

 

Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

 

Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

 

Campo de Ourique tem o maior edifício em madeira do país

6 de agosto de 2019

A Redbridge School, na Rua Francisco Metrass, no Bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, é o mais alto edifício português construído maioritariamente em madeira. O projecto inovador, com assinatura do atelier ARX, revela o potencial da construção estrutural em madeira, em comparação com materiais e técnicas de construção tradicionais.

Por essa Europa fora a construção em madeira, deixou de ser tabu, e os casos de edifícios em altura de grandes dimensões surgem nos mais diferentes países do mundo, em particular no Norte da Europa e no continente americano.

A Carmo Wood, empresa nacional com um vasto currículo na produção de madeira tratada, foi a empresa escolhida para a construção da Redbridge School,

O edifício assenta essencialmente em peças de madeira lamelada colada da classe GL24h e em CLT (Cross Laminated Timber), um produto altamente técnico, derivado da madeira, no qual a Carmo Wood é especialista, e que apresenta um elevado potencial e eficiência, quando comparado com outros materiais de construção.

Jorge Milne e Carmo, Presidente da Carmo Wood, em comunicado distribuído à imprensa, salienta que para a Carmo Wood “é uma honra poder colocar o seu expertise, reconhecido a nível nacional e internacional na execução de uma obra que será certamente um marco na construção em madeira em Portugal”.

 

Uma escola altamente inovadora

A Redbridge é uma escola inovadora, que promove a criatividade, o amor pela aprendizagem e a abertura internacional através dum “percurso educacional dinâmico, desafiador e multilingue onde as crianças se sentem felizes, valorizadas e seguras”, como refere a instituição.

O edifício da escola divide-se em duas caves, um piso térreo e três pisos elevados, que constituem o Edifício Principal, assentando este último e os pisos superiores numa estrutura maioritariamente de madeira, enquanto um conjunto de elementos de betão armado estrutura todos os acessos, estendendo-se também ao Piso 0, todo ele constituído por uma laje de betão armado apoiado em elementos do mesmo material, que suportam as bandas maciças (vigas), que asseguram, por sua vez, a transição estrutural para a estrutura de madeira.

“Constituído por pequenas lamelas de madeira estrutural coladas perpendicularmente e formando painéis autoportantes, o CLT apresenta um irrepreensível comportamento sísmico, assim como elevada durabilidade e um preço competitivo. Adicionalmente, e quando comparado com materiais de construção convencionais como o aço ou o betão, o CLT apresenta maior leveza e facilidade de montagem, o que se traduz em tempos de construção reduzidos, apresentando-se assim como um material de enorme potencial, ainda muito pouco explorado na construção em Portugal”, explica Jorge Milne e Carmo, Presidente da empresa.

PUB
MAP2025AYH
PUB
PUB
MAP2025NewsletterAYH
Habitação
Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação - alerta Provedoria de Justiça
22 de abril de 2025